Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

A exemplo de 2019, o psiquiatra Andre Brunoni, coordenador do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação do IPq – Instituto de Psiquiatria do HC, figura novamente na lista dos pesquisadores altamente citados – edição 2020, segundo dados divulgados em 19/11,  pela Web of Science (WoS) da Clarivate Analytics, empresa britânica de consultoria, especializada em análise de dados de saúde, considerada uma das empresas que produzem dados científicos de mais alta qualidade.

A lista, divulgada anualmente, traz nesta edição 6.389 pesquisadores de mais de 60 países. Esse número corresponde a 0,1% dos pesquisadores mais produtivos no mundo (ou seja, chegaram nesta lista final de um total de mais de 6 milhões de pesquisadores). No Brasil, além de Brunoni, apenas mais uma pesquisadora da FMUSP consta dessa lista, que inclui também outros 17 cientistas brasileiros (dos quais 5 da USP). 

Brunoni também está entre os brasileiros que integram a lista dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, segundo pesquisa liderada por John Ioannidis, da Universidade de Stanford (EUA), publicada no respeitado periódico Plos Biology, em outubro/2020. Do total de pesquisadores do Brasil, 123 atuam na Universidade de São Paulo. Trata-se de um banco de dados disponível ao público que fornece informações padronizadas sobre citações, índices, métricas e fatores de impacto, entre outras. Confira artigo na íntegra, bem como nomes dos cientistas da USP, no site do jornal Plos Biology  .

“Figurar nestas listas é motivo de orgulho e alegria, é o reconhecimento da qualidade e consistência de nossas publicações, especialmente porque trata-se de produção científica realizada no Brasil, por pesquisadores brasileiros”, ressaltou Brunoni.