Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

O artigo Adaptação cultural das diretrizes de primeiros socorros em saúde mental para atender uma pessoa em risco de suicídio no Brasil: um estudo de consenso de especialistas Delphi foi publicado   no periódico científico  BMC Psychiatry

Abstrato

Fundo

O suicídio é um grande problema de saúde pública no Brasil, com quase 115.000 brasileiros morrendo por suicídio em 2010-2019. Como o apoio para indivíduos em risco de suicídio pode vir da comunidade, principalmente da família e amigos, é fundamental que programas ou recursos baseados em evidências para melhorar esse apoio sejam implementados quando necessário. Este estudo teve como objetivo adaptar culturalmente as diretrizes de primeiros socorros em saúde mental para atendimento à pessoa em risco de suicídio utilizadas em países de língua inglesa para o Brasil.

Métodos

Um estudo de consenso de especialistas Delphi foi realizado entre uma gama diversificada de profissionais de saúde brasileiros e indivíduos com experiência vivida de suicídio ( n ?= 60). Um total de 161 itens do questionário de primeiros socorros em saúde mental utilizado em países de língua inglesa foram traduzidos e utilizados no questionário brasileiro. Os participantes foram solicitados a avaliar a adequação desses itens à cultura brasileira e recomendar novos itens quando apropriado.

Resultados

Os dados foram coletados em duas rodadas de pesquisa. O consenso foi alcançado em 145 itens. Enquanto 123 dos 161 itens foram adotados das diretrizes inglesas, 22 novos itens endossados foram criados a partir dos comentários do painel de especialistas.

Conclusões

Mesmo havendo semelhanças entre as diretrizes brasileiras e inglesas, as diretrizes adaptadas incorporaram ações específicas da cultura brasileira, como novos itens enfatizando o papel da família e dos amigos. Mais pesquisas são necessárias sobre a disseminação e aceitação das diretrizes no Brasil, bem como pesquisas sobre a incorporação das diretrizes no treinamento de Primeiros Socorros em Saúde Mental (MHFA) para o Brasil.