Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

 

 

 

O treinamento em psicopatologia e entrevista psiquiátrica é um instrumento vital na formulação diagnóstica, imprescindível à elaboração do plano terapêutico adequado aos pacientes. Neste livro, a psicopatologia nasce da prática, com um texto coeso, coerente e compreensível sobre:

• Questões sobre o que é considerado patológico e a contribuição da filosofia e das neurociências à psicopatologia.
• Técnicas e modelos de entrevistas, que em psiquiatria constituem a propedêutica que também é terapêutica, pois uma entrevista bem conduzida alivia o paciente e solidifica a adesão ao profissional.
• Contextos específicos de atuação da entrevista psiquiátrica, permitindo o aprofundamento necessário em cada situação clínica e o exame psíquico conforme o Sistema da Associação para Metodologia e Documentação em Psiquiatria (AMDP), para uniformizar a linguagem psicopatológica utilizada na clínica psiquiátrica.
• Psicopatologia fenomenológica característica de cada um dos principais transtornos mentais.

Enquanto em especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia, neurologia etc. o paciente sofre por um sintoma (respiratório, locomotor, sensorial etc.), o paciente psiquiátrico sofre por um sentido do sintoma, que ao observador é “sem sentido”, mas ao paciente tem sentido extremamente significativo, que o impede de realizar-se existencialmente. Este livro serve tanto para o aprendizado de residentes como para o aprimoramento de psiquiatras experientes, demais profissionais de saúde mental e profissionais das ciências humanas, como filósofos e sociólogos, interessados no tema.