Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

O evento faz parte de uma série de encontros psicoeducacionais realizados anualmente pela equipe do Proter (Programa Terceira Idade) do IPq, sob coordenação de: Dra. Patrícia Buchain, Ms Maria Inês Falcão, Psic. Juliana Yokomizo, Dra Tânia Ferraz Alves e Prof. Dr.Geraldo Busatto. Confira a matéria na Folha SP/UOL.

USP promove evento psicoeducacional para cuidadores de idosos com demência

Encontro é oferecido virtual ou presencialmente pelo Proter, Programa Terceira Idade do IPq-HCFMUSP

  • 19.mai.2023 às 6h00
SÃO PAULO

A USP (Universidade de São Paulo) promove nesta segunda (22), das 15h às 17h, um encontro psicoeducacional para familiares e cuidadores informais de idosos com demência. É possível participar online ou presencialmente no IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), no bairro Cerqueira César, na região central de São Paulo.

O tema abordado será “Entendendo as mudanças de comportamento”, e a sessão será intermediada pelo psicogeriatra Eduardo César Queiroz Gonçalves.

O evento faz parte de uma série de encontros psicoeducacionais realizados anualmente, há mais de uma década, pelo Proter (Programa Terceira Idade) do IPq-HCFMUSP.

Terapeuta segura a mão de paciente idosa, na França (Valery Hache/AFP)
Cuidadora segura a mão de paciente idosa, na França – Valery Hache/AFP

 

Juliana Yokomizo, psicóloga e coordenadora do grupo, conta que as reuniões são um serviço gratuito à comunidade que orienta os familiares e cuidadores informais dos idosos sobre o que causa os diferentes tipos de demência, quais são os sintomas, como costuma ser a evolução da doença e as possibilidades de tratamento.

“Nós explicamos que o paciente vai apresentar alterações cognitivasperda de memória, prejuízo na linguagem e na concentração. Além disso, ensinamos como lidar com os sintomas que chamamos de comportamentais ou neuropsiquiátricos, que são agitação, irritabilidade, apatia, falta de iniciativa, depressãoansiedade, agressividade, entre outros”, diz.

Cuidar de um ente querido nessa condição costuma gerar uma sobrecarga emocional muito grande, ressalta Yokomizo, o que pode causar prejuízos na saúde mental e física do familiar.

Por isso, são passadas informações para que o cuidador consiga conviver da melhor forma nessa situação e não adoeça também.

Outro ponto abordado nos encontros são os direitos dos pacientes com demência. Os profissionais que acompanham as sessões explicam quais são os serviços que estão disponíveis na rede pública de saúde e também na área jurídica que podem amparar essas pessoas em diferentes situações.

  • Além da conversa que será realizada nesta segunda, as próximas reuniões neste ano serão em 19 de junho, “Lidando com as mudanças de comportamento”; em 21 de agosto, “Serviços de saúde para pacientes com demência”; em 18 de setembro, “Adaptando o ambiente para pessoas com demência”; em 23 de outubro, “Como oferecer alimentos de forma segura”, e em 27 de novembro, com tema que ainda será definido.

Para participar é preciso preencher um formulário neste link. Como tanto as vagas presenciais e como as virtuais são limitadas, é importante fazer a inscrição somente se houver certeza que irá comparecer.

Encontro psicoeducacional do Proter
Tema Entendendo as mudanças de comportamento
Onde presencionalmente no IPq-HCFMUSP, rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, região central de São Paulo, ou virtualmente por link que será compartilhado após a inscrição
Quando segunda-feira (22), das 15h às 17h
Inscrição por formulário

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

https://www1.folha.uol.com.br/blogs/saude-mental/2023/05/usp-promove-evento-psicoeducacional-para-cuidadores-de-idosos-com-demencia.shtml