Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Diferentes grupos e serviços do IPq realizam palestras e encontros psicoeducacionais mensais, abertos à população.

 

Encontros Psicoeducacionais do PROTER para familiares e cuidadores de pacientes com demência.

Serão realizados no decorrer do ano de 2024, no período:15/04/2024 – 21/10/2024, segundas-feiras, das 15h às 17h, em formato híbrido pela plataforma ZOOM. Realização: Programa Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Coordenação: Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho; Profa. Dra. Juliana Emy Yokomizo; Profa. Dra. Patrícia Buchain; Maria Inês Falcão (Psicóloga). Objetivo: oferecer informações de como lidar no dia a dia com o paciente com Demência.  Não é curso, são palestras educativas para a população, sem certificados. Mais informações e inscrições acesse o site:  Clique aqui  ou envie e-mail: proter.ipq@hc.fm.usp.br ou telefone: (11) 2661-6973.

Programação

Segundas-feiras 15:00 às 17:00h

15/04/2024 – O que são as Demências?

20/05/2024 – O que é estress do cuidador e como evitá-lo?

17/06/2024 – Entendendo as mudanças de comportamentos.

19/08/2024 – Lidando com as mudanças de Comportamentos.

23/09/2024 – Adaptando o ambiente para pessoas com demência.

21/10/2024 – Como oferecer alimentos de forma segura.

 

IPq Portas Abertas 2023.

Evento IPq Portas Abertas 2023 – Abertura Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho, Titular de Psiquiatria e Presidente do Conselho Diretor do IPq; Prof. Dr. Wagner Farid Gattaz, Titular de Psiquiatria da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Diretor do IPq; Prof. Dr. Jair de Jesus Mari, Professor Titular e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Unifesp. O evento reune, num único dia, especialistas e profissionais do IPq para cerca de 160 palestras e outras atividades abertas à sociedade. Informações precisas sobre o que existe de mais atual, avançado e eficaz no estudo e no tratamento dos transtornos neuropsiquiátricos.  Você pode assistir algumas das palestras que foram gravadas no dia do evento e estão disponíveis no canal do IP no YouTube: Clique aqui

 

Encontros Psicoeducacionais do PROTER

O Programa Terceira Idade do IPq oferece Encontros Psicoeducacionais para familiares e cuidadores de pacientes com Demências.
Os encontros tem o objetivo de fornecer aos familiares/cuidadores sobre as características clínicas e evolução dos principais tipos de demência, e, também, para ajuda-los a lidar com os comportamentos alterados e sintomas neuropsiquiátricos, que os pacientes apresentam durante a evolução destes quadros.

Os encontros serão híbridos, presenciais com vagas limitadas e online até 100 participantes. 
As inscrições devem ser realizadas no link:  https://forms.gle/zMEMgyUNNrafhFgi8

Palestra on-line sobre depressão, pânico e burnout 

Mais uma vez, em razão da pandemia do novo coronavírus, não realizaremos nosso tradicional evento “IPq Portas Abertas”, quando abrimos as portas do Instituto de Psiquiatria à população, sempre no mês de setembro, dedicando um dia inteiro de palestras, encontros e bate-papos, com os mais renomados especialistas e profissionais da instituição, tendo como objetivo principal combater o estigma e preconceito associados às doenças mentais.

Pensando em antecipar a você um dos mais de 200 temas das próximas edições do “IPq Portas Abertas”, o Prof. Dr. Wagner Gattaz, Presidente do Conselho Diretor do IPq, explica a depressão e as síndromes do pânico e burnout em uma palestra on-line*, em linguagem simples e objetiva, com didatismo e conteúdo fundamentado. Imperdível!  aqui

 *Apresentada em 07/06/2022, no Ciclo de Palestras Saúde Emocional e Mental promovido pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás, com mediação de Cyro Couto, do Instituto Ânima.