Coordenação Geral da Graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP
Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto – Coordenador
Prof. Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk – Suplente

Temos como missão:

  • Promover a difusão e a incorporação dos conhecimentos básicos e avanços na área, pertinentes ao diagnóstico e ao tratamento dos transtornos psiquiátricos;
  • Servir como modelo de cuidado em saúde mental para os graduandos;
  • Aproximar a Psiquiatria às outras áreas do conhecimento médico e à realidade dos futuros médicos;
  • Atualizar o padrão técnico e zelar pelo padrão humanitário e ético da especialidade;
  • Despertar interesse no estudante de Medicina pela formação em Psiquiatria.

A Psiquiatria é uma das seis grandes áreas da Medicina.

Os Transtornos Mentais são muito frequentes e incapacitantes trazendo grande sofrimento à pessoa, a sua família e à sociedade.
Com esta visão oferecemos formação técnica no campo das Ciências Básicas com a disciplina Bases Fisiológicas da Neurologia e Psiquiatria e em clínica com as disciplinas de Psiquiatria Clínica e Estágio Hospitalar e Ambulatorial em Psiquiatria (Internato).

Nossa meta é integrar diversas áreas do conhecimento psiquiátrico, valorizando o desenvolvimento de habilidades no trato pessoal e médico participando de disciplinas oferecidas por outros departamentos ou formada pela integração de diversas áreas do saber médico.

Temos buscado maior integração com as outras áreas do conhecimento médico para que mesmo aqueles que não se especializarem em Psiquiatria tenham os conhecimentos necessários para sua melhor atuação como clínico geral ou especialista.

Para tanto, a Psiquiatria participa das disciplinas de Atenção Básica (1º ano), Iniciação Profissional à Prática Médica (do 2º ao 4º ano), Propedêutica Pediátrica (3º ano), Ciclos da Vida (3º ano), Sexualidade Humana e, desde 2011, atua conjuntamente no Estágio Hospitalar de Clínica Médica (5º ano).

Como estágio na disciplina de Pesquisa Científica em Medicina, a Psiquiatria oferece para alunos do 2º ao 4º ano a possibilidade de acompanhar atividades práticas (atendimentos) em alguns ambulatórios do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) e de Psiquiatria Geral.

No SEPIA, podem acompanhar os atendimentos multidisciplinares (como Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia) de crianças e adolescentes atendidos no hospital-dia infanto juvenil ou nos ambulatórios de especialidades – interconsultas, Programa Equilíbrio (crianças vítimas de maus tratos), dentre outros.
A Psiquiatria também integra o conjunto de estágios da disciplina de Pesquisa Científica em Medicina, para alunos do 2º ao 5º ano.

No estágio de iniciação científica, todas atividades são supervisionadas por um orientador e podem acompanhar atividades de atendimento e pesquisa realizadas pelos docentes e médicos assistentes do IPq. Participam de reuniões mensais com todos os alunos de IC para discussão de artigos e temas pertinentes à formação médica e da carreira de pesquisador.

Diversas são as ligas abertas aos alunos, para experiência em assistência às pessoas com Transtorno Mental. Destacamos a Liga de Ansiedade, a Liga de Esquizofrenia, a liga para dependentes de álcool e drogas e a de Psicoterapia.

O Departamento colabora com os cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia ministrando a disciplina de psiquiatria. Colabora com o Instituto de Psicologia da USP oferecendo estágio aos alunos da disciplina de Psicopatologia.

A diversidade de profissionais envolvidos na Graduação em Psiquiatria da FMUSP permite que nossos objetivos sejam alcançados, colocando nossos alunos em situação privilegiada de conhecimento e de prática.