Atualmente, há as seguintes formas de acesso à prática clínica e ao aprimoramento técnico de profissionais médicos no Departamento e Instituto de Psiquiatria. São elas:

  • O médico pode prestar um concurso, quando disponível, e se aprovado ingressar no corpo clínico;
  • O médico também pode integrar o corpo de voluntários do IPq-HCFMUSP. No caso de médicos, a exigência mínima é que o candidato tenha concluído a residência médica e possua o aval do supervisor do ambulatório de interesse;
  • O profissional também pode submeter-se ao processo de seleção para pós-graduação stricto sensu e, se aprovado, tornar-se membro do corpo clínico pelo período que durar sua pós-graduação;
  • Finalmente, caso o candidato não seja médico assistente, nem aluno do programa de pós-graduação, ele pode se matricular nos cursos de longa e curta duração oferecidos pelo Departamento por meio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) da Faculdade de Medicina da USP.

    Estes cursos atendem, sobretudo, a médicos recentemente egressos da residência médica de Psiquiatria e de outras especialidades que buscam complementar sua formação profissional com cursos pautados em atividades eminentemente práticas. Os cursos atualmente oferecidos são: “Prática Profissionalizante de Longa Duração”, “Prática Profissionalizante de Curta Duração”, “Estágio de Complementação Especializada” e “Estágio de Pesquisador”.

No que concerne à CCEx-FMUSP, os cursos “Especialização em Psicoterapia Dinâmica Breve”; “Especialização em Álcool e Drogas” e “Especialização em Sexualidade Humana” estão atualmente sob a tutela da Escola de Excelência do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.