RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA

O Programa de Residência Médica, Área de Psiquiatria, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tem como objetivo a formação técnica e humanista de Médicos Residentes. A cada ano recebemos 20 novos Residentes que passam a frequentar a Residência ao longo dos 3 anos iniciais. O quarto ano atualmente é opcional, tendo 12 vagas disponíveis.
O programa de atividades durante a Residência envolve atividades práticas e teóricas num crescendo de complexidade ao longo dos anos acadêmicos, versando sobre Psiquiatria Geral, Psicogeriatria, Psiquiatria Forense, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicoterapia. O programa resulta de análise e implementação de melhorias a partir de diversas fontes, sejam estas: (1) experiência na prática de ensino/supervisão dos Residentes, (2) análise das avaliações e devolutivas veiculadas por Residentes e Supervisores, previstas ao longo do ano acadêmico, (3) diretrizes fomentadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM – Ministério da Educação) e Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (COREME – FMUSP), (4) análise dos programas implementados em diversas Universidades de reconhecido mérito acadêmico e (5) estudo da literatura voltada para questões de ensino médico, com ênfase nos tópicos relativos à Residência Médica em Psiquiatria.
Para os próximos anos, definimos diversos objetivos estratégicos, metas e planos de ações com o objetivo de manter a nossa Residência como a primeira opção de escolha de Residência em Psiquiatria do país com recursos técnicos para formar a próxima geração de líderes em psiquiatria, saúde mental e neurociências.

Primeiro ano
O objetivo do primeiro ano de residência é trazer ao Residente os conhecimentos básicos para a formação em Psiquiatria. Em estágios de Enfermaria e Hospital Dia, o residente terá a oportunidade de reconhecer e diagnosticar as principais manifestações psicopatológicas, bem como estabelecer e conduzir o tratamento adequado. Adicionalmente, começa acompanhar pacientes em nível ambulatorial e é iniciado nas disciplinas de psicoterapias.

Segundo ano
Após adquirir experiência com pacientes hospitalizados no primeiro ano, no segundo ano de sua formação os Residentes desenvolvem extensa experiência ambulatorial. Além da grade de atividades obrigatória, o Residente pode optar por também estágios opcionais em assistência ou pesquisa.

Terceiro ano
No terceiro ano os Residentes serão direcionados o tratamento de pacientes com condições mais complexas e específicas, tais como psicogeriatria, psiquiatria da infância e adolescência e transtornos alimentares. Nesse ano, além dos estágios obrigatórios é possível também optar por estágios opcionais em pesquisas ou assistência.

Ano Adicional
Atualmente a Residência Médica em Psiquiatria possui 4 Programas de Ano Adicional nas seguintes áreas:
Ano Adicional em Psicogeriatria (2 vagas)
Ano Adicional em Psicoterapia (2 vagas)
Ano Adicional em Psiquiatria da Infância e Adolescência (6 vagas)
Ano Adicional em Psiquiatria Forense (2 vagas)

Estágio na Residência Médica
• O estágio de Residência Médica em Psiquiatria destina-se a médicos residentes interessados em aprimorar seus conhecimentos em saúde mental, conhecendo alguns dos principais serviços/ambulatórios disponíveis no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.
• Válido para os anos obrigatórios e também para os anos adicionais em Residência Médica.
• O candidato interessado nessa aprendizagem deverá ser residente, devidamente matriculado no programa de residência médica. A Coordenadoria da Residência Médica da FMUSP não autoriza a realização dessa atividade para alunos de estágios/cursos de especialização.
• A duração do estágio é de no mínimo 4 e no máximo 12 semanas. Carga horária máxima de 40 horas semanais;
• Devido à grande procura pelo serviço e a pouca disponibilidade em nossas instalações, o processo para a oficialização do estágio envolve várias etapas. Sendo assim, o residente interessado em estagiar no Programa de Residência Médica em Psiquiatria deverá entrar em contato conosco com, pelo menos, 6 (SEIS) meses de antecedência.
O processo para o estágio se divide em:
1. Escolha e autorização da grade de atividades;
2. Documentação
3. Homologação no Departamento de Psiquiatria e na Coreme/FMUSP
Maiores informações pelo e-mail: residenciamedicapsiquiatria@usp.br