Home -> Hospital -> Unidades e Serviços Especializados -> Laboratório de Neurofisiologia Clínica -> Eletroencefalografia

Eletroencefalografia - EEG


1. EEG - Características do Setor:

2. EEG - O que é:

O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que registra a atividade elétrica cerebral, através de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo, com a finalidade de identificar alterações e auxiliar o diagnóstico.

O registro eletroencefalográfico tem a duração mínima de 40 minutos, pode ser obtido ambulatoriamente e compreende procedimentos de ativação padronizados que incluem abertura e fechamento palpebral, hiperventilação e fotoestimulação intermitente. O registro é obtido em vigília, sonolência e sono espontâneo ou induzido com sedação. 

3. EEG – Principais  Indicações:

Nas pessoas com diagnóstico de epilepsia e histórico de crise convulsiva é importante o registro em sono e a realização dos métodos de ativação. O EEG é o exame complementar mais importante na investigação diagnóstica dos pacientes com epilepsia, pela possibilidade de identificarmos a presença de atividade epileptiforme. Estas são, muitas vezes, influenciadas pelo adormecimento, pelo sono e despertar. Portanto, caso haja a hipótese diagnóstica de epilepsia, deve-se necessariamente realizar o registro em vigília e em sono. Além disso, técnicas de ativação, como hiperventilação e fotoestimulação intermitente devem ser rotineiramente empregadas caso não haja contraindicação que será descrita em item apropriado.

Além da epilepsia, vários distúrbios cerebrais podem levar a alterações eletroencefalográficas. Os ritmos cerebrais podem apresentar alterações em várias situações como nas malformações arteriovenosas, nos tumores, nas demências, nos processos infecciosos e tóxicos do sistema nervoso e nos quadros metabólicos. O diagnóstico diferencial dos transtornos psiquiátricos e monitoração dos efeitos de algumas drogas são outras aplicações práticas do exame. 

Equipe:

Dra Kette D Valente – Neurologista infantil com especialização em eletroencefalografia

Dra Silvia de Vincentiis – Neurologista com especialização em eletroencefalografia

Sra. Maria Marly Gusmão – Técnica em eletroencefalografia

Sra. Michelle Bezerra - Técnica em eletroencefalografia

Sra. Célia Regina Dias da Silva - Secretaria

 

       · Laboratório de Neurofisiologia Clínica
    · Eletroencefalografia
    · Polissonografia