Home -> PROMULHER

PROMULHER


O Programa Saúde Mental da Mulher – ProMulher – é um Programa de pesquisa e assistência aos transtornos psíquicos relacionados ao ciclo reprodutivo feminino e faz o atendimento de pacientes com queixas relacionadas aos períodos pré-menstrual, perinatal (gestação e pós-parto), climatério, perimenopausa e pós-menopausa.  

Além do atendimento clínico, uma das principais áreas de atuação da equipe é o desenvolvimento de projetos de pesquisas sobre os transtornos psíquicos que afetam as mulheres, desde o início até a fase final da idade reprodutiva.

A equipe multidisciplinar é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e ginecologistas. 

As atividades do ProMulher consistem em atendimentos, reuniões clínicas, participações em congressos e simpósios, organização de simpósios e encontros acadêmicos além de publicações de artigos científicos.  

É coordenado pelo Prof. Dr. Joel Rennó Junior, Professor Colaborador Médico do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e atual Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


PROJETOS: 

Em andamento (início em agosto de 2016):  

1) Depressão na Perimenopausa: A eficácia da psicoterapia breve de orientação psicanalítica - Autora: Claudia Livingston Ades, psicóloga.

 

Concluído (em 02/08/2016): 

1) Funções Mnésticas e Atencionais em Mulheres na Pós Menopausa Com ou Sem Sintomas  Depressivos e a Eficácia da Terapia Cognitiva Comportamental na Pós Menopausa.

O estudo avaliou mulheres na pós menopausa entre 50-60 anos de idade em estudo comparativo com ou sem sintomas vasomotores, as funções mnésticas e atencionais com testes neuropsicológicos e ecológicos. Houve intervenção psicoterápica breve (12 sessões quinzenais), na abordagem Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) com constatação da eficácia da técnica no tratamento da depressão e ansiedade, na prevenção e recorrência depressivas e ansiosas. Autora: Leiliane Aparecida Diniz Tamashiro, neuropsicóloga.


Equipe Médica 

Prof. Dr Joel  Rennó Jr.

Diretor do Programa Saúde Mental da Mulher - Instituto e Departamento de Psiquiatria da USP, Professor Colaborador Médico do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo, além de ser o atual Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da ABP. E-mail: rennojr@terra.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6295702007531096

 

Dra. Juliana Pires Cavalsan, graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, fez residência médica pela Faculdade de Medicina do ABC. Médica psiquiatra colaboradora do Programa Saúde Mental da Mulher - Instituto e Departamento de Psiquiatria da USP - E-mail: drajuliana.psiquiatria@gmail.com 

 

Dra Luisa Caropreso, médica psiquiatra colaboradora do Programa Saúde Mental da Mulher - E-mail: lucaropreso@hotmail.com

 

Dra Priscila Santos Miguel, médica psiquiatra colaboradora do Programa Saúde Mental da Mulher - E-mail: priscila.miguel@hc.fm.usp.br  

 

Dr Eduardo Figueiredo Jorge, medico psiquiatra colaborador do Programa Saúde Mental da Mulher

E-mail: eduardojorge84@hotmail.com

 

Equipe de Psicologia 

Coordenada pela Dra Leiliane Aparecida Diniz Tamashiro, neuropsicóloga do Programa Saúde Mental da Mulher - Instituto e Departamento de Psiquiatria da USP. Mestre em Ciências e Doutoranda pelo Departamento de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP . E-mail: leiliane.tamashiro@hotmail.com 

 

Bianca Cristina Tunes, psicóloga do Programa Saúde Mental da Mulher - E-mail: bianca.tunes@hc.fm.usp.br

 

Agendamentos: Podem ser realizados com a Secretária Irene do IPq no (11) 2661-6440. Atualmente, em 2016, estão abertas triagens de casos novos para gestantes e puérperas com distúrbios de humor.