Home -> PRODATH

PRODATH

Projeto Déficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto (PRODATH)

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por desatenção, hiperatividade motora e impulsividade. Manifesta-se na infância e, até os anos 1970, era considerado um transtorno auto-limitado à infância, cujos sintomas desapareceriam com o desenvolvimento até a vida adulta.
Atualmente, numerosos estudos têm demonstrado que cerca de 50% das crianças continuam a apresentar sintomas significativos do TDAH na idade adulta. Estes são associados a importantes prejuízos em diversas esferas da vida cotidiana (dificuldade no trabalho, menor escolaridade, maior envolvimento em acidentes de trânsito, dificuldade nos relacionamento, entre outros).
Como não há critérios diagnósticos específicos para o TDAH adulto, utilizam-se os critérios da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV), modificados para o contexto da vida adulta. Desta lista de 18 sintomas é preciso ter pelo menos 12 deles em grau tal que cause prejuízo do funcionamento social. Os sintomas devem estar presentes em pelo menos 2 ambientes diferentes (p. ex., casa e trabalho).

Critérios diagnósticos para TDAH segundo o DSM-IV

Sintomas de Desatenção

1. frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras
2. com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
3. com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra
4. com freqüência não segue instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções)
5. com freqüência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades
6. com freqüência evita, antipatiza ou reluta em envolve-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa)
7. com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex. brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais)
8. é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa
9. com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias

Sintomas de Hiperatividade/impulsividade

1. frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira
2. frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado
3. frequentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes ou adultos pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação)
4. com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer
5. está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”
6. frequentemente fala em demasiafrequentemente da respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas
8. com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez
9. frequentemente interrompe ou se mente em assuntos dos outros (p. ex. intromete-se em conversas ou brincadeiras)

O PRODATH (Projeto Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos) é um grupo de pesquisa em TDAH no adulto, formado por psiquiatras e psicólogos, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Desenvolve pesquisas nas áreas clínica, psicodinâmica, de neuropsicologia, de qualidade de vida e de tratamento do TDAH.

Coordenador:
Prof. Dr. Mario R. Louzã

Colaboradores:
Dra. Vanessa Almeida
Dra. Maria Aparecida Silva
Psic. Luciana Monteiro
Psic. Luciane Lunardi
Psic. Mônica Friaça
Psic. Mariana Russo

Contato: Tel: (011) 3069.6971