Home -> Hospital

Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência

Quem somos

O Projeto em Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD) iniciou suas atividades em novembro de 2001. Nesse ano de 2014, passou por uma reestruturação com o objetivo de manter sua qualidade de atendimento e pesquisa.

A proposta do PROTAD é trabalhar em equipe multidisciplinar para atender de maneira integral crianças e adolescentes até os 18 anos de idade com transtorno alimentar e sua família. Dispomos de tratamento ambulatorial e internação hospitalar.

Equipe:

Coordenação geral

Dra. Vanessa Pinzon

Supervisora técnica

Dra. Bacy Fleitlich-Bilyk


Equipe Médica:

-Dra. Vanessa Pinzon: coordenadora

- Médicos Residentes do Programa de Residência Médica de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria FMUSP


Equipe de Psicologia:

-Alicia Weisz Cobelo: coordenadora

Equipe de Terapia Psicodinâmica:

- Ana Lucia Sampaio

-Mariana Barini De Santis

-Sonia Russo

-Juliana Agnes Souza

-Roberta Longo

-Marina Migliari

Equipe de Terapia Cognitivo-Comportamental

- Daniele Yumi

- Patrícia Kypriotis 

- Paula Pegado 

- Raquel Ribeiro 


Equipe de Nutrição:

-Carolina Pascoal: coordenadora 

- Helen Lopes 

-Priscila Koritar

-Alessandra Fabbri

-Fabyana Francisco

-Simone Abrahao


Equipe de Pesquisa: 

-Priscila Koritar: coordenadora

-Bruna Lopardo

-Ingrid Teles

-Natália Sanches

-Natália Vignoli

Estagiários do Curso de Transtornos Alimentares para Nutricionistas e Estudantes de Nutrição (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares – AMBULIM-  e do Serviço de Nutrição e Dietética-SND/HCFMUSP)

Estagiários do Curso de Transtornos Alimentares para Psicólogos e Estudantes de Psicologia (AMBULIM)

Normas de Funcionamento

O tratamento do PROTAD  prevê a inclusão dos pacientes e familiares em todas as atividades propostas.

A participação e adesão integrais ao programa são fundamentais para a boa evolução do tratamento. Assim, serão toleradas somente três faltas injustificadas em qualquer uma das atividades propostas. O não cumprimento desta norma acarreta o desligamento do paciente.

Horários e atividades

Horário: quartas-feiras das 12 às 18 horas

Atividades:

-consultas psiquiátricas e nutricionais

-grupo de terapia cognitivo-comportamental

-grupo psicodinâmico

-grupo psicoeducativo para familiares


Pesquisa:

Realizamos pesquisas científicas de aplicação clínica para avaliar a eficácia dos tratamentos utilizados, bem como para adaptá-los a demanda de nossa clientela. Nesse ano, começamos nova pesquisa que visa avaliar tratamentos psicológicos ambulatoriais para adolescentes de ambos os sexos de 12 a 17 anos com anorexia nervosa. 

Vagas abertas: A seleção de novos pacientes de ambos os sexos com idades entre 12 e 17 anos para o projeto de atendimento ambulatorial ocorrerá ao longo de todo o ano de 2014. As inscrições podem ser feitas através do email protad.hc@uol.com.br. 

 Pesquisadores: contamos com uma equipe fixa de pesquisadores. A seleção de novos membros ocorre anualmente. Em caso de interesse, entrar em contato através do email protad.hc@uol.com.br


Seleção de Médicos Psiquiatras

Estamos selecionando médicos psiquiatras da infância e adolescência que queiram se especializar em transtornos alimentares para integrarem a equipe fixa do PROTAD. Os interessados devem entrar em contato através do email protad.hc@uol.com.br