Home -> Hospital

Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense – NUFOR

:: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica - NUFOR

Criado há mais de dez anos, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica - NUFOR - IPq, está voltado para o ensino, pesquisa e assistência no campo da Saúde Mental e sua interface com a Justiça e Cidadania, bem como na prevenção da violência, com ênfase na formulação de políticas públicas e parcerias com entidades estatais e privadas.

Desenvolve atividades periciais, em todas as suas vertentes, aplicações e possibilidades, objetivando articular a produção acadêmica com ações efetivas em termos de intervenção social.
Conta com equipe multiprofissional, oferecendo uma visão global e crítica sobre a prática pericial e possibilitando acesso às modernas técnicas de intervenção.

Histórico

Descrição da Organização Proponente

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1. Objetivo:
O universo de preocupações científicas do NUFOR - IPq-HC-FMUSP abrange todo o espectro das relações entre a saúde mental, o Estado e a violência, com o objetivo de articular a produção acadêmica com ações efetivas em termos de intervenção social. Nesse âmbito, trata-se de aprofundar o sentido da própria Universidade pública, contribuindo para o enfrentamento das grandes questões que marcam a contemporaneidade em termos de Saúde Mental e Cidadania.

2. Estrutura :
Trata-se de um Núcleo Especializado da USP, a exemplo de outros organismos congêneres, ligado ao Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina. Essencialmente interdisciplinar e multidisciplinar, o NUFOR está estruturado de acordo com a moderna flexibilidade institucional própria de uma organização de "terceiro setor", sem perder suas características acadêmicas e ontologicamente universitárias. A estrutura formal do NUFOR, de acordo com seus estatutos, contempla um corpo diretivo, comissão científica e o quadro geral de pesquisadores e participantes (membros efetivos e temporários).

3. Corpo Técnico:
Integram o NUFOR, de acordo com seus objetivos, médicos (psiquiatras preponderantemente ) , psicólogos, advogados,assistentes sociais, especialistas dos segmentos de Ciências Humanas (historiadores, sociólogos, antropólogos, pedagogos, administradores e cientistas políticos ), além de estudantes e estagiários, bem como profissionais e interessados das áreas de segurança pública e saúde mental.

4. Áreas de Atuação:
Praticamente todas as áreas interfaciadas com a Saúde Mental, a Justiça a Cidadania e a prevenção da violência são objeto de preocupação e atuação do NUFOR, com ênfase na formulação de políticas públicas e parcerias com entidades estatais e privadas.

5. Atividades Didáticas:
Cursos de capacitação, treinamento, extensão universitária, reciclagem, atualização, bem como simpósios, seminários, palestras e conferências, têm sido um dos principais pilares de sustentação do NUFOR desde a metade da década de 1990, cumprindo as atribuições de formação e disseminação do conhecimento na área forense. Uma das primeiras conquistas do Núcleo foi a criação de Curso de Psiquiatria Forense, com temas em psicologia jurídica, que passou a fazer parte da grade curricular dos cursos de extensão universitária de grande repercussão, com durações variadas, como o recente "Práticas Forenses Integradas: Periciais, Intervenção e Prevenção da Violência" ( 2002 ), ou o curso de atualização 2001 " Noções de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica: práticas periciais".

6. Atividades Científicas:
Estudos e pesquisas são a outra vertente básica do NUFOR, onde se destacam, além dos projetos de mestrado e doutoramento dos pesquisadores que participam do Núcleo, trabalhos institucionais como "Epidemiologia da Violência Criminal na Cidade de São Paulo: uma abordagem em macro e micro escalas" (em tramitação final na FAPESP), "História da Psiquiatria Forense no Brasil" e muitas outras reflexões científicas originais próprias do universo epistemológico da Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica. Toda a produção científica do NUFOR está voltada para a publicação e circulação não só entre o público especializado, mas também para divulgação e debate em termos de repercussão social.

7. Atividades Médico-Legais :
A prática pericial, em todas as suas vertentes, aplicações e possibilidades, é o próprio tecido orgânico do NUFOR.
Exercita-se aqui, através do trabalho de profissionais de notável saber na área médico-legal e psicológica, uma visão global e crítica sobre a prática pericial e o perfil científico do perito. Ao mesmo tempo, a atuação desses profissionais também está voltada para a melhor e mais moderna intervenção (avaliação e tratamento), acompanhando todas as inovações técnicas e tecnológicas.

 Equipe

Coordenação

Comissão Científica

Antonio de Pádua Serafim
Daniel Martins de Barros
Fabiana Saffi
Licia Milena de Oliveira

Peritos

Área Médica

Dr. Daniel Martins de Barros - Coordenador
Dra. Licia Milena de Oliveira
Dra. Susan Mondoni
Residentes
R3 - Thatiane Fernandes da Silva
Priscila Teresa P. Rocco

Área Psicológica

Fabiana Saffi - Coordenadora
Maria Emília de Camargo Marinho
Antonio de Pádua Serafim

Projeto Liberdade Assistida

Coordenador
Fábio José Beites

 :: Artigos

Para ler o inteiro teor destes Artigos você terá que usar o software Acrobat Reader.

 

Artigos

Inteiro Teor

Dr.GustavoKorte

Transdisciplinaridadee Vitimologia

http://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/gif/pdf.gif

Dr.Breno Montanari Ramos

CriminologiaCrítica

http://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/gif/pdf.gif

http://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/gif/pdf.gif

MarcoAntonio Menezes

AReabilitação Criminal no passado
e no presente:uma visão histórico-jurídica
Revista de Psicologia da
VETOR EDITORA
VOL. 3 - Nº 1 - 2002

http://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/gif/pdf.gif

DaniloAntonio Baltieri

Acamprosatono tratamento do alcoolismo

http://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/gif/pdf.gif

LuizEduardo Soares

NovasPolíticas de segurança pública

http://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/gif/pdf.gif

NancyCardia
Sérgio Adorno
Frederico Poletto

Homicídioe violação de
direitos humanos em São Paulo

http://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/gif/pdf.gif

 Contato - E-mail: nufor@hcnet.usp.br