Home -> Hospital -> Unidades e Serviços Especializados -> Serviço de Psicoterapia -> Grupo de Psicoterapia Dinâmica Breve

Grupo de Psicoterapia Dinâmica Breve - GPB

GPB

 

O GPB (Grupo de Psicoterapia Dinâmica Breve ) se constituiu em 1989 com a participação de assistentes do Serviço de Psicoterapia do IPq-HC-FMUSP e residentes de psiquiatria geral, em caráter voluntário.  

Os objetivos gerais do GPB são: 

a.Oferecer Psicoterapia Dinâmica Breve de Orientação Psicanalítica (PDB) aos pacientes que procuram o Serviço de Psicoterapia do IPq-HC-FMUSP;

b.Desenvolver conhecimento sobre conceitos psicanalíticos e de PDB assim como sua integração ao conhecimento de psiquiatria clínica além de oferecer treinamento em PDB, por meio de atendimentos seguidos de supervisão e seminários semanais;

c.Desenvolver pesquisas relativas a PDB.

 

ATENDIMENTO 

O GPB atende pacientes encaminhados da Instituição HC-FMUSP e pacientes externos oferecendo Psicoterapia Dinâmica Breve de Orientação Psicanalítica de 12 a 24 sessões.

Para a avaliação da adequação desta forma de psicoterapia para os pacientes fazemos uma triagem.

A psicoterapia é realizada por um dos membros do grupo e após 3 a 6 meses após o término da terapia os pacientes são chamados para uma Avaliação dos Resultados da PDB . Sua função é verificar o grau de benefício que a terapia proporcionou para o paciente na sua opinião e manter o vínculo institucional para futuros novos atendimentos que possam vir a ser necessários.

 

ENSINO 

Nossas atividades contemplam:

R1

Discussão dos aspectos psicodinâmicos dos pacientes internados assim como a integração desses aspectos com os clínicos, favorecendo para o residente uma visão mais integrada do caso. 

R2

Curso teórico dos fundamentos psicanalíticos quanto aos seus conceitos básico metapsicológicos, de técnica e psicopatológicos. 

 R3

Supervisão de casos atendidos em Psicoterapia Dinâmica Breve 

 

CURSO DE FORMAÇÃO EM PDB

 

A partir de 2009 começamos a oferecer um Curso de Formação em PDB pela CCEX-FMUSP para alunos externos à instituição. Atualmente estamos na sétima edição deste curso.

O curso visa capacitar profissionais atuantes na área de saúde mental, médicos e psicólogos que já terminaram o seu curso de graduação, a realizar psicoterapia dinâmica breve tanto no âmbito institucional como no privado.

São oferecidas 26 vagas, sendo os seguintes os critérios de seleção: 

            -Avaliação de currículo

            -Entrevista com um dos professores do curso. Também será necessário que o candidato esteja ou se disponha a estar num processo de psicoterapia pessoal. 

O candidato deverá estar graduado em medicina e/ou psicologia, já possuindo registro no CRM e CRP respectivamente.

O curso é ministrado no período de 20 meses, com carga horária total de 500horas, assim distribuídas: 

-                      Parte teórica:118 hs de aulas formais

-                      Parte prática (atendimento de pacientes): 180hs

-                      Parte prática ( triagem e avaliação de pacientes): 82hs

-                      Supervisão:120hs

 

A frequência mínima exigia é de 85% de presença em todos as disciplinas do curso.

 

 

       · Serviço de Psicoterapia
    · Psicoterapia Breve de Adultos Grupal
    · Psicoterapia Breve de Adultos Individual
    · Grupo de Psicoterapia Dinâmica Breve
    · Psicoterapia Grupal
    · Psicoterapia Individual
    · Terapias Vinculares