Home -> Hospital

Grupo de Transtornos de Humor do Laboratório de Neurociências – LIM27


Grupo de Transtornos de Humor do Laboratório de Neurociências LIM 27

 

Em 2010, sob a orientação e direcionamento do Prof. Wagner Gattaz, o Prof. Rodrigo Machado-Vieira fundou o Grupo de Transtornos de Humor do Laboratório de Neurociências – LIM27, com um ambulatório que atende pacientes com transtorno bipolar e depressão.

O LIM27, laboratório que por vários anos teve a maior produção científica da Faculdade de Medicina da USP, expandia então o seu campo de contribuição à ciência, incluindo a pesquisa em transtornos de humor.

Até o dia de hoje, o grupo esteve já produziu mais de 40 artigos científicos em revistas internacionais, indexadas no PubMed. Os projetos de pesquisa mais importantes do Grupo abrangeram os efeitos do lítio em depressão bipolar, os efeitos do exercício físico na depressão e a tele-assistência de pacientes com depressão, contando com verba da Fapesp e em colaboração com diversos centros de pesquisa nacionais e internacionais.

Em 2015, o Dr. Rafael T. de Sousa foi premiado pela Ministério da Educação com a 2a melhor tese de Doutorado do País, numa disputa que envolveu 9 especialidades médicas; a tese foi desenvolvida no grupo.

Atualmente, o grupo é coordenado pelo Dr. Rafael, que faz parte dele desde a sua fundação, e atende pacientes às terças-feiras de manhã. 

Laboratório de Neurociências - LIM 27