AISEP

Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo e de Prevenção aos Desfechos Negativos associados ao Comportamento Sexual

O AISEP desenvolve atividades de pesquisa, prevenção, assistência e ensino com foco em comportamento sexual compulsivo, hipersexual, disfunção sexual em pessoas que vivem com o HIV, vítimas de violência sexual, dificuldades sexuais em indivíduos com transtorno mental grave e outras condições que cursem com desfechos negativos associados ao comportamento sexual. O grupo é formado por equipe multiprofissional. As atividades de ensino e pesquisa envolvem residentes de Psiquiatria, alunos de mestrado, doutorado, iniciação científica, e dos cursos de Extensão “Desfechos Negativos associados ao Comportamento Sexual”, e “Atualização em Intervenções em Transtorno Mental Grave”.

Coordenação: Marco de Tubino Scanavino
Site: www.compulsaosexual.com.br
E-mail: ise.ipq.hc@gmail.com
Telefone: (11) 99922-2198

AMBAN

Programa Ansiedade

O ambulatório de Ansiedade (AMBAN), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, iniciou suas atividades em 1985 com o objetivo de realizar estudo multidisciplinar em diferentes aspectos do tratamento do TRANSTORNO DE PÂNICO. O AMBAN é um grupo de pesquisa e educação em saúde. 

Coordenação: Francisco Lotufo Neto, Marcio Bernik
Site: www.amban.org.br
E-mail: amban@amban.org.br
Telefone: (11)2661-6988

CEIP

Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

Colaborar no Brasil e no Exterior, com o IPQ, com Institutos Educacionais, com Universidades e com Instituições Públicas e nas áreas da Especialidade Médica da Psiquiatria e também em Técnicas Administrativas operacionais e também Ensino, Pesquisa e Assistência na área da saúde e outras correlatas; Promover o progresso científico da psiquiatria e ciências correlatas, realização no País de simpósios, jornadas e congressos da especialidade; Publicar uma revista periódica com trabalhos científicos, resumos e comunicações científicas; Criar e outorgar prêmios, expedir diplomas ou certificados e promover homenagens aos que mais se destacaram no âmbito da especialidade no País e no Exterior.

Coordenação: Ricardo Alberto Moreno
Site: www.ceip.org.br
Telefone: (11)2661-8011 ou (11)2661-6986

CPC

Centro de Pesquisa Clinica do IPq HCFMUSP

O CEAPESQ abriga o Centro de Pesquisa Clinica CPC do IPq, sob coordenação atual do Prof. Dr. Hélio Elkis, do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de todas as fases de ensaios clínicos de farmacológicos e não farmacológicos e outras formas de pesquisa clinica, de acordo com normas internacionais de qualidade de pesquisa. Graças a financiamento da FINEP, o CEAPESQ conta com áreas específicas para os prontuários de pesquisa clínica (arquivos deslizantes), sala de medicações e dois consultórios adaptados para os procedimentos necessários à realização de pesquisas clínicas dentro dos padrões exigidos.

Coordenação: Hélio Elkis
E-mail: pesquisa_psiquiatria.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11)3062-3564 e (11)2661-6962

GPHDC

Grupo de Hidrodinâmica cerebral

O grupo de hidrodinâmica cerebral é um grupo de pesquisa que tem por objetivo desenvolver protocolos assistenciais e novas técnicas para o diagnostico e tratamento dos distúrbios do transito liquórico, hidrocefalia de pressão normal (HPN), hipertensão introcraniana idiopática (pseudotumor cerebral), tumores cerebrais e cistos intraventriculares. O grupo é multidisciplinar, sendo composto por médicos (neurocirurgiões e neurologistas), neuropsicologos, fisioterapeutas, nutricionistas e musicoterapeutas.

Coordenação: Fernando Campos Gomes Pinto
E-mail: hidrodinamicacerebral@gmail.com

GREA

Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas

Sediado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o GREA - Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas, vem desenvolvendo trabalhos na área de pesquisa, ensino, assistência e prevenção de álcool, tabaco e outras drogas desde 1981. Seu método se caracteriza por uma abordagem multidisciplinar, com equipe formada por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. O grupo é considerado hoje como Centro de Excelência para Tratamento e Prevenção de drogas, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD.

Coordenação: Arthur Guerra de Andrade, André Malbergier
Site: www.grea.org.br
E-mail: grea.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11)26617891

GRUDA

Grupo de Doenças Afetivas

O Programa Transtornos Afetivos (GRUDA), desde 1983, é um dos principais e mais reconhecidos centros de excelência em assistência, pesquisa e tratamento na área de depressão e transtorno bipolar.
Sua atuação estimula o trabalho interdisciplinar que envolve atendimento a populações específicas, a psicoeducaçao e o ensino de graduação e pós, além do trabalho em pesquisas científicas.
Ao longo dos anos estabeleceu parcerias nacionais e internacionais de pesquisa e troca de conhecimentos. Seus projetos de pesquisa são subsidiados por entidades de fomento à pesquisa, como FAPESP, o CNPq e com outros recursos advindos de atividades de educação continuada como simpósios e cursos.

Coordenação: Ricardo Alberto Moreno, Frederico Navas Demétrio
Site: www.progruda.wordpress.com
E-mail: grudaipq@hc.fm.usp.br

INTERCONSULTAS

Grupo de Interconsultas

O grupo desenvolve atividades de ensino assistência e pesquisa. Realiza assistência psiquiátrica para pacientes do complexo HC-FMUSP via pedido de interconsulta e pratica acompanhamento ambulatorial no IPq-HC-FMUSP. Além disso, o grupo oferece atendimentos realizados pela Liga de Depressão e psicoterapia individual e em grupo. As atividades de ensino incluem o estágio para residentes; realização de eventos científicos como simpósios sobre interconsulta, cursos na área de psicopatologia e psicofarmacologia e, publicação de mais de 60 artigos e 10 livros. Desenvolve pesquisa sobre depressão e outras condições na interface entre a psiquiatria e outras especialidades médicas.

Coordenação: Renério Fraguas Junior, Teng Chei Tung
E-mail: psicofarmacologia.aplicada@gmail.com
Telefone: (11)2661-7804

LINEU

Laboratório Integrado de Neuropsicologia

Vinculado ao Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq suas atividades estão voltadas ao ensino por meio de cursos de especialização, treinamento e aperfeiçoamento a psicólogos na área de Psicologia Hospitalar em Psiquiatria, Neuropsicologia e Saúde Mental. Desenvolve estudos no âmbito da investigação sobre o impacto dos quadros neuropsiquiátricos na cognição e comportamento, programas de reabilitação cognitiva de crianças a idosos, além de validação de instrumentos de avaliação cognitiva e de personalidade.

Coordenação: Cristiana de Almeida Rocca, Antonio Padua Serafim
E-mail: cursos.psicologia.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11)2661-6274

NEP

Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica

O NEP desenvolve pesquisas na população geral, com a  finalidade de conhecer a magnitude e forma de ocorrência dos transtornos mentais na comunidade. A abordagem populacional permite estudarmos a história natural dos transtornos, fatores de risco associados, padrão de comorbidade física e mental, buscando identificar quais as melhores formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Entre as cooperações internacionais do NEP, destacam-se: World Mental Health Survey Initiative, Department of Social Science, Health & Medicine – King’s College London.

Coordenação: Laura Helena Silveira Guerra de Andrade, Wang Yuan Pang
E-mail: lhsgandr@usp.br
Telefone: (11)2661-6958

NUFOR

Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense

Desenvolve atividades voltadas à assistência psiquiátrica e psicológica as vítimas e familiares de violência e realiza perícias nos vários âmbitos do sistema judiciário (penal, cível, trabalhista e previdenciário). Realiza capacitação na área de perícia psiquiatria e psicológica, bem como participa na formação de psiquiatria forense, residência em psiquiatria e aprimoramento e aperfeiçoamento de psicólogos na área da psicologia jurídica. Desenvolve pesquisas no âmbito da psiquiatria forense, neuropsicologia, personalidade e violência.

Coordenação: Antonio Padua Serafim, Daniel Martins de Barros
E-mail: nufor.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11)2661-7929

PRATA

Programa De Atendimento de Transtornos Afetivos Infância e Adolescência

Objetivos do PRATA: 1. Investigação de os sintomas e sinais ao longo da vida e padrão de evolução, os fatores demográficas e socioambientais que poderiam estar relacionados ao início precoce da doença e percepção subjetiva de alterações do sono em crianças e adolescentes portadores de Transtornos Afetivos (de Humor). Métodos e Procedimentos do PRATA: 1. Padronização de avaliação diagnostica - método “best estimate” supervisionado por psiquiatra infantil experiente e com auxílio dos seguintes instrumentos: 1.1.   Anamnese padrão PRATA (objetiva e subjetiva); 1.2.   Inventario de Comportamento de Crianças (CBCL); 1.3.   Inventario Geral de Comportamento para Transtornos Afetivos (GBI); 1.4.   Escala de Distúrbios de Sono para Crianças (SDSC)Entrevista de configuração psicodinâmica (Walter-Trinca); 1.5.   Avaliação Neuropsicológica. Financiamento do Programa: Programa financiado pelo PRATA com recursos adquiridos nos Simpósios organizados e vendas de livros.

Coordenação: Lee Fu-I, Miguel Angelo Boarati
E-mail: prataipq@gmail.com

PRO-AMJO

Programa Ambulatorial do Jogo Patológico

PRO-AMJO fundado em 1997 para pacientes com Transtorno do Jogo. Foram 1500 casos novos e 30000 consultas realizadas nestes anos. Tratamento em 3 partes: 1ª fase - recepção por equipe multidisciplinar, com acolhimento e triagem, avaliação clínica, de enfermagem, psiquiátrica e neuropsicológica, para o encaminhamento ao atendimento. 2ª fase - psicoeducacionais para jogador e familiares, avaliação cardiológica para prática de atividade física. Pacientes são randomizados em 4 tipos psicoterapias. 3a fase - paciente participa de pós-terapêuticos.

Coordenação: Hermano Tavares
Site: www.proamiti.com.br/jogospatologicos e http://viraojogo.org.br/portal/ 
E-mail: proamjo.secretaria@gmail.com
Telefone: (11)2661-7805 ou (11)2307-7805

PRODATH

Programa de Deficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto

O PRODATH é um programa de pesquisa, ensino e assistência focado no adulto portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas comorbidades. Desenvolve atualmente projetos de pesquisa em áreas como TDAH no idoso, TDAH e Dislexia, TDAH e transtornos por uso de substancias psicoativas, TDAH e transtornos do sono. Tais projetos envolvem a avaliação clínica minuciosa (entrevistas padronizadas e escalas de avaliação), avaliações neuropsicológica e fonoaudiológica, e de neuroimagem. Os pacientes acompanhados no PRODATH recebem tratamento farmacológico e orientação psicoeducacional, além de orientação familiar, se indicado.

Coordenação: Mario R. Louzã Neto
Telefone: (11)2661-6971

PROGENE

Programa de Genética e Farmacogenética

O Programa de Genética e Farmacogenética - PROGENE desenvolve pesquisa na área de genética no Instituto de Psiquiatria - IPq HCFMUSP, composta por um grupo multidisciplinar, com o objetivo de realizar investigações em genética molecular e procurando estabelecer colaborações científicas com vários outros colegas e grupos de pesquisa, tanto nacionais como internacionais. O PROGENE conta com uma parte laboratorial bem equipada e um banco de material biológico organizado com amostras de DNA referente à pacientes com diferentes transtornos psiquiátricos. Contribui também no treinamento técnico-laboratorial, nos cursos de iniciação científica e de pós-graduação de diferentes profissionais.

Coordenação: Homero Vallada, Helena Brentani
Site: www.progene.org.br
E-mail: progeneipq@gmail.com
Telefone: (11)2661-7129

PROJESQ

Programa Esquizofrenia

Desenvolve Projetos de Pesquisa clínicos, genéticos, neurobiológicos, de neuroimagem e neurocognição baseado nos dados coletados dos pacientes que aceitam participar dos projetos de pesquisa. Desenvolve atividades de ensino relacionadas ao atendimento do ambulatório, incluindo médicos residentes, colaboradores, voluntários, alunos de iniciação cientifica e pós graduandos sob supervisão e orientação dos médicos assistentes do grupo. Presta assistência a portadores de esquizofrenia e transtornos relacionados sempre que possível dentro do contexto de um projeto de pesquisa

Coordenação: Hélio Elkis, Mário Rodrigues Louzã Neto
E-mail: projesq.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11)2661-6971

PROJETO ASAS

Avaliação e seguimento de adolescentes e adultos jovens em São Paulo.

O PRODATH é um programa de pesquisa, ensino e assistência focado no adulto portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas comorbidades. Desenvolve atualmente projetos de pesquisa em áreas como TDAH no idoso, TDAH e Dislexia, TDAH e transtornos por uso de substancias psicoativas, TDAH e transtornos do sono. Tais projetos envolvem a avaliação clínica minuciosa (entrevistas padronizadas e escalas de avaliação), avaliações neuropsicológica e fonoaudiológica, e de neuroimagem. Os pacientes acompanhados no PRODATH recebem tratamento farmacológico e orientação psicoeducacional, além de orientação familiar, se indicado.

Coordenação: Mario R. Louzã Neto
Telefone: (11)2661-6971

PROMAN

Programa de Transtorno Bipolar

O Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo presta assistência médica ambulatorial a pacientes com transtorno bipolar e desenvolve pesquisas voltadas para o estudo da fisiopatologia e do tratamento do transtorno bipolar do humor em adultos e crianças. Utilizamos modernos métodos de neuroimagem, de genética, de investigação de marcadores periféricos de doenças psiquiátricas, e de neuropatologia em nossas pesquisas. Também mantemos colaborações com centros de pesquisa internacionais para projetos de pesquisa no tratamento farmacológico da prevenção das recorrências dos episódios de humor do transtorno bipolar. O PROMAN é composto por uma equipe de mais de 20 profissionais. Fazem parte de nossa equipe médicos psiquiatras, psicólogos, neuropsicólogos, biólogos, enfermeiras, pesquisadores colaboradores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Coordenação: Beny Lafer, Karla Mathias de Almeida
E-mail: pesquisaproman@gmail.com
Telefone: (11)26617928

PROTAD

Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência

O PROTAD iniciou suas atividades em novembro de 2001 e funciona junto ao Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (SEPIA) e ao AMBULIM do IPq. A equipe é formada por psiquiatras, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros especialistas em transtornos alimentares. O PROTAD oferece tratamento multidisciplinar especializado aos pacientes até 18 anos de idade com transtornos alimentares e suas famílias. As modalidades de tratamento são ambulatório (comparecimento semanal) e enfermaria (de acordo com as vagas disponíveis).  Além da função assistencial, a equipe também realiza pesquisas científicas, elabora artigos científicos, participa de cursos, congressos nacionais e internacionais, divulgando dados brasileiros de transtornos alimentares na infância e adolescência.

Coordenação: Vanessa Dentzien Pinzon
E-mail: protad.hc@uol.com.br

PROTER

Programa Terceira Idade

A partir de 1995, as atividades assistenciais do PROTER foram ampliadas com a criação do ambulatório didático para expandir o atendimento e permitir o treinamento em serviço dos médicos residentes. Os atendimentos, realizados pelos residentes e estagiários, às segundas-feiras, são supervisionados pelos médicos assistentes do grupo, e as discussões dos casos são acompanhadas por uma equipe, constituída por: psiquiatras, geriatras, psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, e fisioterapeutas. A partir dessas discussões, decide-se a conduta psiquiátrica e as eventuais avaliações ou intervenções que serão feitas pela equipe multidisciplinar. Na área de captação do Hospital das Clínicas, em média, têm sido atendidos cerca de 120 pacientes novos a cada ano, muitos dos quais, permanecem em atendimento ambulatorial em nosso grupo, ou dependendo da necessidade, são internados na enfermaria de Geriatria.

Coordenação: Geraldo Busatto Filho, Tânia Correa de Toledo Ferraz Alves
E-mail: proter.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11)2661-6973 

PROTOC

Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo

Os objetivos do nosso programa são: (1) prestar assistência a portadores do TOC e transtornos relacionados, sempre que possível dentro do contexto de um projeto de pesquisa; (2) desenvolver projetos de pesquisa clínicos, genéticos, neurobiológicos, de neuroimagem e neurocognição baseados nos dados coletados dos pacientes que aceitam participar dos projetos de pesquisa e assinam termo de consentimento informado; (3) desenvolver atividades de ensino relacionadas ao atendimento em nosso ambulatório: estágio para alunos da graduação da FMUSP e instituições parceiras; absorver alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, com supervisão e orientação dos médicos assistentes do grupo.

Coordenação: Roseli G. Schavitt, Marcelo Q. Hoexter
Site: www.protoc.com.br
E-mail: protoc.projeto@gmail.com

SIN

Servico Interdisciplinar de Neuromodulacao

O Servico Interdisciplinar de Neuromodulacao, integrante do LIM-27, é pioneiro nacional e internacional no uso de tecnicas nao-invasivas de neuromodulacao no tratamento de transtornos neuropsiquiatricos. Buscamos entender os mecanismos de acao destas tecnicas em sujeitos saudaveis e portadores de transtornos mentais, bem como investigar a eficacia da neuromodulacao como tratamento substitutivo ou complementar à farmacoterapia. Nossas atividades incluem pesquisa, orientacao de alunos de graduacao e pos-graduacao, supervisao de residentes, atividades assistenciais e cursos de extensao. Nossas parcerias incluem o LIM-21, GRUDA, PROMAN, PROJESQ, PROJEPSI, LIM-23, Ambulatorio de Psicogeriatria e diversos outros grupos de pesquisa no IPq, HC-FMUSP e HU-USP. Nossas parcerias internacionais incluem Harvard Medical School, CAMH - UoT, LMU Munchen, Ghent University, Universidade do Minho, CUNY, Universidade de Sidney e Universidade de Milão. 

Coordenação: Andre Russowsky Brunoni
Site: www.sin.org.br
E-mail: emt.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11)2661-8159