Bem-vindos à área do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Localizado no Instituto de Psiquiatria, o Departamento de Psiquiatria tem como missão oferecer ensino da mais alta qualidade, treinar profissionais gabaritados e criar líderes nacionais, além de desenvolver e testar modelos de conhecimento, prevenção e tratamento dos diversos trans+tornos psiquiátricos.

Contamos com as áreas de Graduação, Internato, Residência Médica, Pós-Graduação lato sensu e Pós-Graduação stricto sensu, bem como Estágios de Curta e Longa duração para profissionais médicos e de áreas afins.

Graduação

Responde pelo módulo de Psiquiatria na disciplina de Bases Fisiológicas da Neurologia e Psiquiatria e pelas disciplinas de Psiquiatria Clínica, Estágio Hospitalar em Psiquiatria (Internato) e Psiquiatria para o curso de Fisioterapia e Fonoaudiologia.  Participa ativamente em outras disciplinas em todos os anos do curso médico.

Pós-Graduação

Atualmente o Programa conta com 95 alunos matriculados, sendo 39 no Doutorado e 56 no Mestrado. Até o ano de 2017 foram defendidas 262 dissertações de mestrado e 198 teses de doutorado. Na avaliação realizada pela CAPES, o programa recebeu o conceito 7 da CAPES.

Laboratórios de Investigação Médica

O Departamento também conta com três Laboratórios de Investigação Médica (LIMs): LIM 21, LIM 23 e LIM 27.

O Departamento de Psiquiatria é um dos mais produtivos em termos científicos na Faculdade de Medicina da USP.

Tem a liderança nacional de pesquisa básica e clínica em áreas como dos Transtornos do Humor, Transtornos de Ansiedade, Esquizofrenia, Psiquiatria Geriátrica, Genética e Epidemiologia, além de liderar grupos nacionais de pesquisa, como é o caso do Consórcio Brasileiro de Pesquisa dos Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (C-TOC).