No IPq, a Gestão da Qualidade e Segurança são valores fundamentais alinhados à sua Missão, Visão e Valores institucionais. Tem como diretrizes o atendimento humanizado e seguro, a melhoria contínua dos processos institucionais e da qualidade de vida de seus colaboradores. Alinhado aos objetivos estratégicos do IPq, o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança considera os prêmios, acreditações e certificações  instrumentos que mostram, por meio de diferentes metodologias, se a missão e visão institucionais estão sendo cumpridas.
São também o reconhecimento ao trabalho e esforço de seus colaboradores.

O Programa de Qualidade é gerenciado pelo Escritório de Qualidade e Gerência de Risco (vinculado à Diretoria Executiva) de forma ininterrupta. Para o desenvolvimento dos diferentes programas estratégicos, outras áreas institucionais são envolvidas, de acordo o planejamento realizado.
A essência deste gerenciamento é a busca de melhoria contínua da atenção à saúde.

O Sistema de Gestão do IPq entende que, para cumprir sua Política de Qualidade, é fundamental atingir os seguintes objetivos:

  • Busca pela Excelência nas ações
  • O fortalecimento da cultura organizacional centrada na busca da melhoria contínua e da garantia da qualidade assistencial
  • A identificação correta dos requisitos dos clientes e suas expectativas
  • O aprimoramento dos processos, a garantia da segurança do paciente e a minoração de riscos
  • O desenvolvimento e o aprimoramento contínuos de sua força de trabalho
  • A avaliação contínua e aprimoramento de seus processos e resultados, por meio de indicadores de desempenho e de comparação com as melhores práticas do mercado
  • O relacionamento com fornecedores que colaborem com a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pelo IPq
  • O respeito e responsabilidade em relação ao meio-ambiente e à sociedade

Referenciais de Excelência

Os Referenciais de Excelência utilizados pelo IPq para o desenvolvimento de sua Política, Objetivos de Qualidade e Programas de Qualidade são:

  • Padrões de Excelência do manual de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
  • Metas mundiais para a Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS).