Coordenação geral: Prof. Dr. Márcio Bernik
Acompanhamento multidisciplinar de adultos em geral que sofrem de transtornos ansiosos, abrangendo: síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, agorafobia, transtorno do estresse pós-traumático, ansiedade generalizada e induzida por substâncias.
O Ambulatório de Ansiedade (AMBAN), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, iniciou suas atividades em 1985 com o objetivo de realizar estudo multidisciplinar em diferentes aspectos do tratamento do Transtorno de Pânico.
Os transtornos Ansiosos são distúrbios mentais que prevalecem na população geral. Visando pesquisar estes transtornos, anteriormente denominados Neuroses, utilizamos a infraestrutura do Instituto de Psiquiatria para o desenvolvimento de estudos Científicos.
O estudo da ansiedade foi uma das áreas da Psiquiatria em que ocorreram progressos significativos com o desenvolvimento de tratamentos de grande eficácia.
Para mais informações acesse o site: http://www.amban.org.br/
E-mail: amban@amban.org.br
Telefone: (11) 2661-6988
Coordenação geral: Prof. Dr. Táki A. Cordás
Criado em 1992, o Programa de Transtornos Alimentares – AMBULIM é o primeiro centro especializado do Brasil no estudo, ensino e tratamento de transtornos alimentares.
Conforme o aumento da demanda de pacientes com transtornos alimentares e os avanços dos estudos científicos na área, foram criadas outras especificidades ambulatoriais e grupos especializados.
O Ambulim está dividido em:
> Ambulatório de Anorexia Nervosa
> Ambulatório de Bulimia Nervosa
> Ambulatório de Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência –Protad
> Atendimento para Homens com Transtornos Alimentares
> Atendimento para Mulheres com Transtorno de Compulsão Alimentar e Obesidade
> Atendimento on-line para Pessoas com Compulsão Alimentar, Obesidade e Sobrepeso
> Enfermaria do Comportamento Alimentar – ECAL
Estão estruturados em unidades especializadas de atendimentos, e atendem homens e mulheres acima de 18 anos, bem como crianças e adolescentes. Também oferece orientações, informações e apoio aos familiares.
O tratamento no AMBULIM é realizado com o apoio de equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeuta, terapeutas familiares e equipe de enfermagem.
Acontece de forma ambulatorial ou internação para os casos mais graves.
Mais informações: acesse o site https://ambulim.org.br/
Coordenação geral: Prof. Dr. Ricardo Moreno
O Programa de Transtornos Afetivos oferece abordagem interdisciplinar no diagnóstico e tratamento da depressão e transtorno bipolar do humor. Realiza avaliações diagnósticas e acompanhamento clínico-terapêutico, contando com recursos como: psicoterapia cognitivo-comportamental de grupo e individual, encontros psicoeducacionais com pacientes e familiares, aconselhamento e psicoterapia familiar.
Fundado em 1983, o Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA) é um centro de referência nacional e internacional em assistência, ensino e pesquisa no campo dos transtornos de humor. Está localizado no Instituto de Psiquiatria (IPq) dentro do complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Através de uma abordagem interdisciplinar promove educação do paciente e seus familiares sobre a natureza da doença e seu tratamento através de encontros psicoeducacionais e de material impresso. Realiza pesquisas em psicofarmacologia de antidepressivos e estabilizadores de humor e novas formas de tratamento com protocolos específicos. Sob a coordenação do professor Dr. Ricardo Alberto Moreno conta com uma equipe de excelência composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeuta e farmacêuticas com experiência no tratamento e acompanhamento dos transtornos do humor.
O GRUDA está dividido em:
AMBULATÓRIO INTEGRADO DE UNIPOLARES – AIUNI
O ambulatório integrado de unipolares (AIUNI) é um programa de tratamento para pacientes portadores de transtornos depressivos unipolares:
> transtorno depressivo maior (depressão maior)
> transtorno depressivo persistente e distimia
> transtorno disfórico pré-menstrual
> transtorno depressivo peri-parto
> transtorno depressivo associado a outras condições médicas
Sob a coordenação do psiquiatra e pesquisador Dr. Fernando Fernandes, realiza pesquisas em várias frentes como psiquiatria, psicologia, fisioterapia, odontologia, entre outras, todas voltadas para um melhor entendimento e tratamento dos transtornos depressivos unipolares.
O AIUNI acontece todas as sextas-feiras, no período das 13:00 as 17:00, no térreo ala norte do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas.
Portadores de transtorno depressivo maior (depressão), mulheres jovens (idade até 39 anos), que desejam participar de algum projeto de pesquisa com medicamentos podem se candidatar para uma triagem completando o formulário abaixo (clicar na imagem):
AMBULATÓRIO INTEGRADO DE BIPOLARES – AIBIP
O ambulatório integrado de bipolares (AIBIP) é um programa de tratamento para pacientes portadores de algum tipo de transtorno bipolar:
> transtorno bipolar tipo I
> transtorno bipolar tipo II
> ciclotimia
> transtorno bipolar outra especificação
> transtorno bipolar associado a outras condições médicas
Sob a coordenação do psiquiatra e pesquisador Dr. Diego Tavares, realiza pesquisas em várias frentes como Psiquiatria, Psicologia, Neuropsicologia, Psicofarmacologia, Psiquiatria Biológica, Fisioterapia, entre outras, todas voltadas para um melhor entendimento e tratamento dos transtornos bipolares.
O AIBIP acontece todas às sextas-feiras, no período das 08:00 as 12:00, no segundo andar ala sul do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas.
Para saber mais, acesse o site: https://progrudaipq.wordpress.com/
E-mail: grudaipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11) 2661-6648
Coordenação geral: Dra. Patrícia Hochgraf
Voltado ao atendimento exclusivo de mulheres adultas com diagnóstico de dependência de álcool e/ou outras drogas, atua com equipe multiprofissional, com foco especial no tratamento ambulatorial.
O PROMUD foi criado em novembro de 1996 com a proposta de atender exclusivamente mulheres dependentes de álcool e outras drogas, seguindo uma tendência mundial que dizia que estas mulheres responderiam melhor a programas que atendesse às suas necessidades específicas.
Serviços como o PROMUD permitem que estas mulheres atravessem ou pulem algumas barreiras que parecem intransponíveis para elas, como o próprio preconceito, o preconceito de suas famílias e o preconceito até dos profissionais de saúde.
As pacientes recebem cuidados específicos, para questões relacionadas ao gênero, como questões de gestação, questões de contracepção e questões ligadas à violência contra a mulher, entre outras.
O PROMUD é formado por uma equipe multiprofissional que consiste de psiquiatras, residentes de psiquiatria, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, entre outros.
O atendimento no ambulatório acontece toda segunda-feira. As segundas-feiras essas pacientes passam pelo seu médico, passam nos grupos de psicoterapia e passam na nutricionista, eventualmente com advogada, com assistente social, com terapeuta ocupacional. Atendemos mais de 800 mulheres com diferentes tipos de dependências, dependências de álcool, cocaína, crack, maconha, remédios para dormir, remédios para dor, entre outros.
O PROMUD tem orgulho de ter sido escolhido como modelo de tratamento de dependência química em mulheres na América do Sul pelo escritório das Nações Unidas sobre drogas e crime.
Coordenação geral: Prof. Dr. Helio Elkis.
Destinado a adultos de ambos os sexos que apresentem transtornos do espectro das psicoses como esquizofrenias e transtornos delirantes, entre outros, este programa objetiva intervir nas várias fases da doença, visando identificação e tratamento precoce, acompanhamento dos episódios agudos, dos casos crônicos ou refratários e reabilitação. As atividades de assistência são fundamentalmente ambulatoriais e as internações, de curta duração, visando à rápida reinserção social do cliente.
E-mail: projesq.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11) 2661-6971
Coordenação geral: Prof. Dr. Mario Louzã Neto
O PRODATH é um grupo de pesquisa em TDAH no adulto, formado por profissionais da área de Saúde (psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos entre outros). Desenvolve pesquisas nas áreas de psiquiatria, psicoterapia, neuropsicologia, qualidade de vida e tratamento do TDAH.
Desenvolve atualmente projetos de pesquisa em áreas como TDAH no idoso, TDAH e Dislexia, TDAH e transtornos por uso de substancias psicoativas, TDAH e transtornos do sono. Tais projetos envolvem a avaliação clínica minuciosa (entrevistas padronizadas e escalas de avaliação), avaliações neuropsicológica e fonoaudiológica, e de neuroimagem. Os pacientes acompanhados no PRODATH recebem tratamento farmacológico e orientação psicoeducacional, além de orientação familiar, se indicado.
Coordenação geral: Profa. Dra. Carmita Abdo
Criado em 1993, o Programa de Estudos em Sexualidade/ProSex atua no atendimento psiquiátrico das disfunções sexuais masculinas e femininas, nos transtornos de identidade sexual e de preferência sexual. Sua equipe multiprofissional inclui psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas, ginecologistas, urologistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Além de acompanhamento psicoterápico individual, grupal e de casal, realiza diagnóstico diferencial para disfunções sexuais femininas e masculinas, presta orientação e aconselhamento ao paciente e seu parceiro e desenvolve atividades de ensino e pesquisa.
Além das pesquisas e do atendimento nós oferecemos serviços à comunidade, educação sexual para escolas, palestras para adultos e para a terceira idade. O PROSEX é, portanto um grupo que presta serviços à população de amplas formas. Também oferecemos cursos de extensão para profissionais de saúde que acabam fazendo seu aprimoramento em sexologia ou em terapia sexual.
Coordenação geral: Prof. Dr. Joel Rennó Junior
Direcionado a mulheres de 18 a 59 anos, o ProMulher estuda e trata especificamente os transtornos psíquicos nas diferentes fases do ciclo reprodutivo feminino, como comprometimentos psiquiátricos da gestação e pós-parto (ansiedade e depressão). Em parceria com o Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência atende também adolescentes grávidas com problemas psíquicos.
Mais informações: e-mail : promulher.ipq@hc.fm.usp.br
Coordenação geral: Prof. Dr. Geraldo Busatto
Com foco na assistência à saúde mental do idoso (a partir de 60 anos), com abordagem medicamentosa e psicoterápica, conta com equipe multidisciplinar e oferece atendimento ambulatorial e de internação em diferentes níveis, atuando na reabilitação neuropsicológica dos transtornos psiquiátricos que acometem esta população.
O PROTER foi fundado em janeiro de 1994 como um grupo de pesquisa na área de saúde mental de idosos.
A partir de 1995, as atividades do grupo foram ampliadas com a criação do Ambulatório Assistencial Didática para expandir o atendimento e permitir o treinamento em serviço de médicos residentes. Em 1996, começou a funcionar a Clínica de Memória do PROTER, prestando atendimento multidisciplinar a pacientes de qualquer faixa etária que procuravam o Instituto de Psiquiatria com queixas relacionadas às funções cognitivas. Em 2003, iniciamos as atividades assistenciais no ambulatório de demências.
A equipe atual do PROTER é constituída por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pós-graduandos, além dos coordenadores.
Para saber mais, acesse o site: https://proteripq.com/
E-mail: proter.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11) 2661-6973
Coordenação: Prof. Marcelo Queiroz Hoexter
Vice-coordenadora: Dra. Roseli Gedanke
Abordagem psiquiátrica e psicoterapêutica de primeira linha para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e outras patologias relacionadas, como a Síndrome de Tourette e o transtorno dismórfico corporal. O TOC se caracteriza pela presença de pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e involuntários, de caráter geralmente aversivo. Eles causam grande ansiedade e incômodo. Para aliviá-los, a pessoa realiza inúmeros rituais. Por exemplo, lava as mãos ou organiza e limpa a casa diversas vezes ao longo do dia.
Mais informações, envie e-mail : protoc.ipq@hc.fm.usp.br
Coordenação geral: Dr. Frederico Leão
O ProSER é um grupo de profissionais da área da saúde que visa dar assistência, estudar, pesquisar e gerar informações a respeito da relação entre saúde, espiritualidade e religiosidade. O ProSER respeita as diferentes formas nas quais os indivíduos entendem e vivenciam sua espiritualidade, e adota uma postura desvinculada de religiões. O ProSer dispõe de vários vídeos interessantes com temas do nosso grupo disponível para todos.
Para mais informações acesse: https://proser-ipq.org/
Coordenação geral: Prof. Dr. Hermano Tavares
O PRO-AMITI surgiu em 2004 após o Congresso Brasileiro de Psiquiatria.
Objetiva o tratamento e estudo dos transtornos do controle do Impulso tais como: jogo patológico, oniomania, automutilação, dependência de comida, dependência de internet, dermatotilexomania, cleptomania, tabagismo, transtorno explosivo intermitente, tricotilomania, impulso sexual excessivo, amor e ciúme patológicos.
O acompanhamento é ambulatorial, realizado por profissionais de diferentes áreas da psiquiatria e saúde mental, que compartilham experiências e investigam formas mais eficazes da abordagem dos comportamentos multi-impulsivos.
Integram esse programa:
> Amor e Ciúme Patológico
> Automutilação
> Cleptomiania
> Compras Compulsivas
> Dependência de Comida
> Dependências tecnológicas
> Dermatotilexomia
> Impulso sexual excessivo
> Transtorno do Jogo
> Entrevista Motivacional
> Transtorno Explosivo Intermitente-TEI
> Tricotilomia.
O Ambulatório do Jogo Patológico, específico para tratamento do transtorno do jogo, caracterizado pelo envolvimento intenso e prejudicial com apostas e jogos de azar (bingo, vídeo-bingo, caça-níqueis, pôquer e outros jogos de carta, cavalos, etc.).
Para saber mais, acesse o site: proamiti.com.br
E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
Coordenação: Dr. Erlei Sassi
Ambulatório integrado
Plano de Ação
O desafio do atendimento do paciente grave na instituição
Como um local de referência o Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, recebe pacientes de grande complexidade que, por essa característica não conseguiram tratamento na rede básica.
Por um lado, esse fato, nos torna um serviço inovador e criativo por outro traz questões delicadas como pacientes mais instáveis com sintomas exuberantes, propensos a atos disrruptivos graves e às vezes pouco responsivos as terapêuticas disponíveis.
Em face a essas variáveis desenvolvemos esse programa específico para a entrada e acolhimento dos pacientes no ambulatório integrado de transtornos de personalidade e do impulso (INTEGRADO) visando mitigar comportamentos comuns nesses pacientes como automutilações, tentativas de suicídio e heteroagressividade.
Nosso programa tem diretrizes educativas, assistenciais e de ensino, que desenvolveremos abaixo.
Nosso serviço:
Atendemos desde 1996 pacientes com transtornos graves de personalidade, principalmente os emocionalmente instáveis, subtipo borderline. O ambulatório acontece às terças feiras das 13 às 20 horas no térreo norte.
Os pacientes:
Atendemos pacientes a partir dos 18 anos de ambos os sexos, advindos de encaminhamentos internos e externos. Com um perfil de múltiplas internações, falha do atendimento na rede básica e histórico de tentativas de suicídio e automutilações frequentes.
A equipe:
O ambulatório conta com 4 médicos assistentes, 1 ou 2 residentes externos, 10 psicólogos, 4 supervisores de psicoterapia e 1 enfermeiro, todos voluntários. Além de 10 médicos residentes em cada semestre.
Nossas estratégias de ação:
Estratégias educacionais e de ensino para multiplicar o conhecimento e a possibilidade de tratamento desses pacientes adequadamente na rede fora do HC:
Estratégias assistenciais para evitar eventos graves com os pacientes e captar profissionais para atender:
- Criação do programa PES (pensamento, emoção e sentimento) como uma alternativa a sala de espera para minimizar tentativas de suicídio e automutilações durante a permanência do paciente no HC enquanto ele aguarda atendimento no INTEGRADO.
- Criação de uma equipe psicossocial que faz busca ativa dos pacientes e que firma parcerias com CAPs e UBS para matriciar e atender em conjunto pacientes com comorbidades, instabilidade do quadro, baixa adesão ou com questões sociais graves (violência doméstica, necessidade de benefício, pobreza extrema, desamparo familiar).
- Parceria com outros ambulatórios do IPq como o GREA para atender pacientes com transtorno de personalidade e dependência química quando a dependência se torna mais evidente que a alteração da personalidade.
- Criação do programa treinamento em serviço para médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que tenham interesse em se atualizar e aprender na prática técnicas de atendimento desses pacientes.
- Adotamos um novo programa de tratamento de 3 anos com abertura de 20 novas vagas para melhorar o atendimento a nossa longa fila de espera. Associado a altas para pacientes melhorados, pouco aderentes ou que se recusem a fazer psicoterapia.
- Diversidade de abordagem psicoterápica em grupo, individual e familiar para atender um maior número de pacientes, aproveitar todo o período dele na instituição desestimulando períodos ociosos do paciente e da família durante sua permanência no ambulatório.
Sobre o programa PES
O grupo foi pensado e desenvolvido segundo bases psicodinâmicas como um grupo aberto, com características mistas (de reflexão e psicoeducacional) por receber familiares e pacientes. Tem um programa anual onde cada encontro discute um tema pré-estabelecido que é trazido através de uma musica, poesia, imagem ou curta metragem.
Esse tema varia de acordo com o ano do grupo. No primeiro ano abordamos as emoções básicas (medo, raiva, alegria, nojo, tristeza). No segundo ano estamos abordando sentimentos, que são definidos como essas emoções básicas processadas, (preconceito, ódio, pânico, inveja, culpa, ira, empatia). No terceiro ano serão abordados valores.
Esse programa surgiu da necessidade e preocupação em não deixar os pacientes ociosos na sala de espera, expostos a trocas de informações sobre como se mutilar, ou técnicas de suicídio. E da observação que angustiados usavam esse período para fazerem tais atos. Apesar das várias crenças sobre atos autolesivos segundo esse modelo são expressões corporais de emoções e sentimentos não falados.
Então segundo esse modelo além do PES não permitir essa ociosidade ele ainda aproveita esse tempo para algo terapêutico visto que nomear sentimentos e emoções e refletir sobre eles previne e até extingue esses comportamentos. Assim o PES é o carro chefe do nosso serviço para evitar e mais importante, tratar esses comportamentos autolesivos. Acontece das 13h30 as 15h30, todas as terças no anfiteatro principal, sua participação é obrigatória para pacientes e familiares sendo que a recusa ou falta persistente nesse programa implica em desligamento do INTEGRADO.
A rotina de atendimento de um paciente no INTEGRADO na terça-feira:
13h30 – todos os pacientes chegam com os familiares e se inicia o PES no anfiteatro principal
13h30 as 15h30 – os pacientes permanecem no PES e só saem se forem chamados pelo médico
15h30 as 16h00- os pacientes terminam os atendimentos médicos, vão retirar medicamentos na farmácia, caso haja prescrição ou fazem atendimento psicoterápico individual.
16h10 as 17h30 - todos os pacientes fazem terapia em grupo
17h30 – todos os atendimentos finalizados e os pacientes são liberados para retornarem para casa.
As atividades após as 17h30 até às 20 horas são apenas para os profissionais do grupo.
Coordenação geral: Prof. Dr. Orestes Forlenza
Direcionado ao atendimento especializado para diagnóstico, tratamento e reabilitação de indivíduos a partir de 60 anos, portadores de desordens neuropsíquicas como: depressão e transtorno bipolar; comprometimento cognitivo leve, doença de Alzheimer, outras demências e transtornos relacionados; esquizofrenia e psicoses de início tardio.
Coordenação geral: Dr. Renato Marchetti
Voltado ao tratamento multiprofissional integrado da epilepsia e outros transtornos neuropsiquiátricos, abrange aspectos farmacológicos, psicológicos e cirúrgicos. O programa inclui avaliação especializada em videoeletroencefalografia para diagnóstico diferencial de epilepsia e crises não epilépticas psicogênicas, bem como acompanhamento psicológico desses casos. O programa atende principalmente pacientes: com epilepsia e transtornos mentais associados; com diagnóstico diferencial entre epilepsia e transtornos mentais; com crises não epilépticas psicogênicas.
Os principais sintomas da epilepsia são as crises epilépticas. Existem diferentes tipos de crises epilépticas, com diferentes manifestações clínicas, dependendo da área cerebral envolvida nas descargas epilépticas. Um exemplo bem conhecido é o da crise tônico-clônica bilateral (anteriormente conhecida como crise convulsiva).
Epilepsia não é uma doença única e está associada a uma variedade de causas que irão provocar a ocorrência das descargas epilépticas: trauma de parto, malformações cerebrais, causas genéticas, infecções e infestações do sistema nervoso central, esclerose mesial temporal, traumatismo craniano, doenças vasculares ou degenerativas cerebrais.
O tratamento está predominantemente baseado em drogas antiepilépticas. Mas, também há outros tratamentos, como por exemplo as cirurgias de epilepsia.
Coordenação geral: Dr. Luiz Cuschnir
Criado em 1995. O Grupo de Psicoterapia Gender Group® oferece uma abordagem de psicoterapia individual e em grupo baseada no acesso aos conflitos emocionais inconscientes ou distorcidos, propiciando, pelo autoconhecimento, a conexão com o Propósito de vida de cada um.
Os procedimentos terapêuticos práticos vivenciais revelam as crenças e máscaras presentes na vida adulta e no processo de envelhecimento. Contribuem na construção da identidade como Homem ou Mulher.
As sessões dessa abordagem psicoterapêutica Despertar do Ser possibilitam ampliar a percepção do seu universo individual e consequente repercussão nas suas relações afetivas, sociais e profissionais.
A equipe do Gender Group® compõe-se de psicólogos e atende homens e mulheres a partir de 18 anos.
Psicoterapia Individual e Grupal com vivências terapêuticas e temas definidos, que identificam os padrões que impedem a realização mais profunda do Ser de cada um.
Essa proposta desenvolve, pelo conhecimento de si mesmo, a auto responsabilidade com a própria vida.
Coordenação geral: Dra. Bruna Bartorelli
Atende demanda do próprio hospital no seguimento de pacientes com queixas físicas já investigadas que não apresentaram causas orgânicas que justifiquem totalmente o quadro clínico. Os pacientes deste ambulatório passam por consultas psiquiátricas e quando indicado frequentam psicoterapia com orientação psicanalítica, bem como um grupo de fisioterapia e terapias. Aos cuidadores também são oferecidos atendimentos psicoterápicos em grupo.
Mais informações, acesse o site: https://www.ipqsoma.com.br/
Coordenação geral: Prof. Dr. Hermano Tavares
O Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO) do Instituto de
Psiquiatria (IPq) do HCFMUSP foi fundado em 1997 para atender a demanda de pacientes portadores de TJ e seus familiares.
O tratamento é dividido em três partes principais. Na etapa inicial o paciente é
recebido no Ambulatório por uma equipe multidisciplinar. Em seguida ocorrem as etapas de acolhimento e triagem, com avaliação clínica e de enfermagem, psiquiátrica e neuropsicológica, para posterior encaminhamento ao atendimento clínico com médico psiquiatra. Concomitantemente nessa segunda etapa, seguem-se os atendimentos psicoeducacionais para o jogador e seus familiares, além de avaliação cardiológica para aqueles que desejem realizar a prática de atividade física. Os pacientes são então randomizados para os quatro tipos possíveis de psicoterapias disponíveis no PRO-AMJO.
Na terceira etapa do tratamento com o término da psicoterapia o paciente poderá participar dos grupos pós terapêuticos ou de recaídos de acordo com os
encaminhamentos necessários. Foram desenvolvidas uma série de projetos de pesquisa a partir dos dados coletados, realização de iniciações científicas e pós-graduações (mestrados e doutorados) com publicações internacionais divulgando o conhecimento produzido, além da vasta ampliação do conhecimento por meio da promoção de palestras, simpósios e eventos realizados pela equipe de colaboradores e principalmente por seu coordenador o Prof. Dr. Hermano Tavares, professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
O corpo técnico (voluntário) do programa é composto por psiquiatras, clínico, psicólogos, educador físico, enfermeiros, advogado, estudantes, entre outros. Priorizam-se a necessidade de permanente qualificação dos nossos profissionais fomentando a assistência, pesquisa, e o seu envolvimento com atividades de pós-graduação.
Para saber mais, acesse o site: proamiti.com.br
Coordenação geral: Prof. Dr. Marco de Tubino Scanavino
O AISEP desenvolve atividades de pesquisa, prevenção, assistência e ensino com foco em comportamento sexual compulsivo, hipersexual, disfunção sexual em pessoas que vivem com o HIV, vítimas de violência sexual, dificuldades sexuais em indivíduos com transtorno mental grave e outras condições que cursem com desfechos negativos associados ao comportamento sexual. O grupo é formado por equipe multiprofissional. As atividades de ensino e pesquisa envolvem residentes de Psiquiatria, alunos de mestrado, doutorado, iniciação científica, e dos cursos de Extensão “Desfechos Negativos associados ao Comportamento Sexual”, e “Atualização em Intervenções em Transtorno Mental Grave”.
E-mail: ise.ipq.hc@gmail.com
Telefone: (11) 9 9922-2198
Coordenação geral: Prof. Dr. Homero Vallada
O Programa de Genética e Farmacogenética - PROGENE desenvolve pesquisa na área de genética no Instituto de Psiquiatria - IPq HCFMUSP, composta por um grupo multidisciplinar, com o objetivo de realizar investigações em genética molecular e procurando estabelecer colaborações científicas com vários outros colegas e grupos de pesquisa, tanto nacionais como internacionais. O PROGENE conta com uma parte laboratorial bem equipada e um banco de material biológico organizado com amostras de DNA referente a pacientes com diferentes transtornos psiquiátricos. Contribui também no treinamento técnico-laboratorial, nos cursos de iniciação científica e de pós-graduação de diferentes profissionais.
E-mail: progeneipq@gmail.com
Telefone: (11) 2661-7129
Coordenação: Dr. Rodrigo Fonseca Martins Leite
O Programa de Psiquiatria Social e Cultural/PROSOL faz atendimento, a populações de migrantes, refugiados e surdos com transtornos mentais, desde 1998, sendo pioneiro no cuidado à saúde mental deste perfil no país.
Estas pessoas se deparam com inúmeras barreiras no acesso ao tratamento. Além disso, lidam com estressores psicossociais importantes como dificuldades de adaptação cultural e comunicação, exposição a dificuldades financeiras, desemprego, violência e falta de rede de suporte social.
A missão do PROSOL é lidar com estas questões em parceria ativa com organizações do terceiro setor e serviços da rede SUS, tanto na captação de pacientes, de ambos os sexos e idade a partir de 15 anos, quanto na indução de práticas assistenciais culturalmente sensíveis e inclusivas.
A equipe é composta por médicos residentes de psiquiatria da USP, psiquiatras assistentes, psicólogos e intérpretes de libras e línguas estrangeiras oferecendo tratamento medicamentoso e psicossocial.
Mais informações e encaminhamos enviar e-mail para: prosol.ipq@gmail.com
Coordenação geral: Prof. Dr. Beny Lafer
O Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo presta assistência médica ambulatorial a pacientes com transtorno bipolar e desenvolve pesquisas voltadas para o estudo da fisiopatologia e do tratamento do transtorno bipolar do humor em adultos e crianças. Utilizamos modernos métodos de neuroimagem, de genética, de investigação de marcadores periféricos de doenças psiquiátricas, e de neuropatologia em nossas pesquisas. Também mantemos colaborações com centros de pesquisa internacionais para projetos de pesquisa no tratamento farmacológico da prevenção das recorrências dos episódios de humor do transtorno bipolar. O PROMAN é composto por uma equipe de mais de 20 profissionais. Fazem parte de nossa equipe médicos psiquiatras, psicólogos, neuropsicólogos, biólogos, enfermeiras, pesquisadores colaboradores e estudantes de graduação e pós-graduação.
Para saber mais, acesse o link http://www.bipolarhc.com.br/index.php
E-mail: contato@bipolarhc.com.br
Telefone: (11) 2661-7928
Coordenação geral: Dr. Martinus Theodorus Van de Bilt
O Grupo de Psicoses foi criado em 2009, tendo como missão promover a integração entre a clínica e a pesquisa básica dos transtornos psicóticos, uma linha de pesquisa já tradicional do Laboratório de Neurociências, como dezenas de publicações em influentes periódicos internacionais.
Integram o Grupo médicos, psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, biomédicos e biólogos.
Partindo da compreensão de que quanto mais precoce o atendimento às pessoas que sofrem de transtornos psicóticos, melhor o prognóstico das psicoses, o Grupo busca direcionar esforços para o atendimento multidisciplinar a pessoas em Primeiro Episódio Psicótico e a pessoas em Alto Risco para Psicoses.
Simultaneamente, busca obter dados clínicos e biológicos que são investigados conjuntamente para contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos biológicos envolvidos na gênese e evolução das psicoses.
Segue à missão geral do Hospital das Clínicas de promover o Ensino, a Pesquisa e a Prestação de Serviços de Saúde à comunidade, o Grupo de Psicoses promove, ainda, treinamento em serviço para médicos residentes e para médicos e psicólogos voluntários, após seleção prévia.
Coordenação geral: Dra. Fabiana Saffi
Desenvolve atividades no campo da saúde mental e sua interface com a Justiça e Cidadania, esclarecendo dúvidas surgidas quando das interações entre leis, códigos e questões pertinentes a doenças mentais. Atua diretamente com operadores do Direito como: juízes, delegados e promotores, quando envolvidos em causas nas quais haja dúvidas relacionadas à Saúde Mental.
Oferece atendimento psicológico com base no psicodrama para vítimas e perpetradores de violência física e sexual. Realiza estudos no tocante ao impacto quanto às possíveis causas da violência. Oferece curso de especialização Lato Sensu em psiquiatria forense. E na área da psicologia oferece curso de formação em perícia psicológica. Conta com equipe profissional ligada à psiquiatria e psicologia forenses.
E-mail: nufor.ipq@hc.fm.usp.br
Telefone: (11) 2661-7929
Coordenação geral: Dr. Wang Yuan Pang
O Núcleo de Estudos de Obesidade surgiu de trabalhos acadêmicos voltados para os pacientes com obesidade grave (IMC= 40). Nossas pesquisas iniciais mostraram que aproximadamente 80% de pacientes com obesidade grave apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico ao longo da vida. Desta forma, ampliamos os estudos e formamos o NEO, onde contamos com a infraestrutura do Instituto de Psiquiatria para desenvolvermos estudos científicos multidisciplinares e novas intervenções específicas para a população com obesidade grave.
Para saber mais, acesse o site: https://www.neobesidadeipq.org/
E-mail: neobesidade.ipq@gmail.com
Coordenação geral: Dr. Rafael T. de Sousa
Iniciado em 2010, sob a orientação e direcionamento do Prof. Wagner Gattaz, esse Grupo do LIM 27 oferece atendimento ambulatorial para pacientes com transtorno bipolar e depressão, sendo campo também de pesquisa e ensino. Seus projetos de pesquisa mais importantes abrangeram os efeitos do lítio em depressão bipolar, os efeitos do exercício físico na depressão e a teleassistência de pacientes com depressão, contando com verba da Fapesp e em colaboração com diversos centros de pesquisa nacionais e internacionais.
Coordenação geral: Dra. Kette Dualibi
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Epilepsia do IPq HC FM USP é formado por clínicos e pesquisadores que buscam aprimorar o conhecimento sobre os diversos aspectos das epilepsias - genético, psicológico, neurológico, funcional, cognitivo.
Para saber mais, acesse o site: https://epilepsiaipq.com.br/
Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida (PROMEV) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Hermano Tavares
Coordenação: Dr. Arthur Danila e Dra. Renata Guerra
Objetivos gerais de funcionamento do programa
O Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida (PROMEV) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, iniciou suas atividades em 2019.
Convencidos pelas evidências científicas de que o Estilo de Vida saudável pode prevenir, tratar e, muitas vezes, reverter diversas doenças crônicas não transmissíveis, e com a missão de motivar e auxiliar os pacientes na mudança de hábito e construção de um Estilo de Vida mais saudável de forma sustentável, criamos o ambulatório PROMEV (Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida) que está recebendo pacientes encaminhados de todo o complexo HCFMUSP.
Sabe-se que 80% das condições médicas têm como a causa raiz o estilo de vida não saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7 entre 10 causas de morte prematura são provenientes das doenças crônicas não transmissíveis, que também estão diretamente associadas a hábitos de vida inadequados.
Com o avanço do arsenal terapêutico, os nossos pacientes estão ganhando mais expectativa de vida, porém com mais incapacidade e perda de autonomia. Enquanto não promovermos uma mudança de hábito sustentável, a morbimortalidade continuará a crescer, obrigando-nos a assistir a um cenário extremamente desolador de uma longevidade cheia de sofrimentos.
Procuramos oferecer conhecimentos, habilidades e atitudes que comporão competências de maneira dinâmica e em atendimentos em grupo, para que os pacientes consigam realizar as atividades propostas em seus domicílios e com suas famílias e círculos sociais, de maneira a contribuir com o tratamento médico convencional, e tornar os pacientes mais autônomos e autoeficazes.
VISÃO
Ser um centro de excelência em assistência, ensino e pesquisa especializado em Medicina do Estilo de Vida.
MISSÃO
Promover mudança de hábito e estilo de vida saudável, tendo a saúde mental como alicerce. Inspirar e desenvolver pacientes e profissionais por meio da assistência, ensino e pesquisa, com foco na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.
VALORES
Atendimento centrado na pessoa
Embasamento em sólidas evidências científicas
Comprometimento institucional
Transformação possível
Proatividade
Coerência
Sustentabilidade
Autonomia
Trabalho multiprofissional e transdisciplinar
Dignidade e ética
Critérios de inclusão
Pacientes maiores de idade, com autonomia de ir e vir e disponibilidade e comprometimento para participar do ambulatório presencialmente às sextas-feiras, semanalmente, das 14 às 17 horas.
Critérios de exclusão
Pacientes sem autonomia ou sem disponibilidade ou comprometimento para participar do ambulatório semanalmente às sextas-feiras. Quadros de psicose ou transtorno afetivo bipolar tipo I, independente da condição do quadro, e demais transtornos em agudização.
Plano terapêutico
O PROMEV oferece intervenções de Medicina do Estilo de Vida por meio de protocolos de 8 semanas. Cada protocolo é aplicado presencialmente em grupo, com duração de aproximadamente 1h e meia semanalmente. É esperado que o paciente passe por todos os protocolos oferecidos pelo programa.
Critérios de alta do PROMEV IPq-HCFMUSP
(O paciente que preencher 3 dos critérios abaixo está apto a receber alta do PROMEV)
Programa de Assistência Multiprofissional à Violência Doméstica - Provid
Coordenação: Dr. Lucas Naufal
Coordenação geral: Dra. Lee Fu I
Vinculado ao Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, é composto por psiquiatras, médicos residentes, psicólogos e estudantes de graduação da saúde. Oferece assistência psiquiátrica especializada para crianças e adolescentes portadores de depressão grave e transtorno bipolar; atua na formação de especialista na área de psiquiatria da infância e da adolescência e na pesquisa sobre os aspectos clínicos e neurobiológicos dos transtornos afetivos.
O Programa PRATA tem como finalidade diagnosticar o mais precoce possível esses transtornos e, quando presente, dar assistência médica com tratamento medicamentoso, orientação familiar e psicoterapia.
Os transtornos afetivos podem ter inicio na infância e na adolescência e o
diagnostico e tratamento pode ser difícil. Até última classificação de diagnósticos
psiquiátricos da associação americana de psiquiatria (Diagnostic and statistical manual
of mental disorders, Fifth edition-DSM 5), houve mudanças na categorização de
transtornos de humor. Separando capítulos de depressão unipolar e de transtorno
bipolar. Acrescentou-se no capitulo de depressão o transtorno o Transtorno Disruptivo
de Desregulação de Humor. Em ambos os capítulos foi ressaltado a importância de
usar especificadores de características clinicas tais como especificar se o episodio
estaria associado a traços de ansiedade, se houve influencia de uso de medicação ou
condições clínicas, se há sintomas psicóticos e etc.
O ambulatório acontece às 3ª. feiras das 13 às 17hs, no andar térreo, ala Sul do Instituto de Psiquiatria. Atende crianças e adolescentes.
O PROTAD iniciou suas atividades em novembro de 2001, fazendo parte tanto do SEPIA, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, como do AMBULIM, que é o Programa Transtornos Alimentares do IPq.
A equipe multiprofissional é composta por 9 médicos (sendo 3 residentes do 4o ano de Psiquiatria da Infância e Adolescência), 8 profissionais da psicologia, 20 nutricionistas, 2 Fisioterapeutas e 2 Enfermeiras.
Os atendimentos acontecem semanalmente, divididos entre consultas individuais, contexto dos pacientes ambulatoriais e dos pacientes internados na enfermaria do SEPIA.
Assim como os atendimentos em grupo:
-Grupo de Terapia Cognitivo Comportamental
-Grupo de Imagem Corporal
-Grupo psicodinâmico com os pacientes do ambulatório
-Grupo psicodinâmico com as mães dos pacientes
Além disso, são realizados encontros Psicoeducativos mensais direcionados para os familiares dos pacientes, com exposições sobre temas relacionados ao tratamento e respondidas dúvidas que surgirem.
O PROTAD atende somente pacientes pelo SUS que tenham entre 7 e 17 anos incompletos, que preencham critérios para Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa ou Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE). Tendo como principal critério para convocação dos casos a gravidade clinica e psiquiatria do mesmo.
O foco principal do tratamento é reestabelecer uma relação saudável do paciente com a comida, priorizando a inclusão da família no processo terapêutico.
O grande potencial do grupo em conseguir êxito no tratamento dos casos mais desafiadores está, em grande parte, embasado nessa grande equipe multidisciplinar especializada trabalhando de forma coesa.
Estamos sempre disponíveis pelo e-mail: protad.ipq@hc.fm.usp.br
Coordenação geral: Dr. Fernando Asbahr
Ambulatório do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, funciona desde 1995 e assiste pacientes até 18 anos de idade incompletos, que apresentem transtornos ansiosos, tais como: transtorno de ansiedade de separação, fobias, transtorno de pânico e agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo.
Para saber mais, acesse o site: https://protaiaipq.wixsite.com/website
Coordenação geral: Profa. Dra. Helena Brentani
O transtorno do espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento.
O ambulatório foi criado em 2011 com a missão de promover o diagnóstico precoce. Tem como objetivos principais a pesquisa e ensino; realiza diagnóstico precoce em crianças e adolescentes de até 17 anos de idade.
A equipe é formada por psiquiatras da infância e adolescência, neuropediatras, neurologistas, geneticistas, psicólogos, terapêuticas ocupacionais e pedagogos.
Acontece, às sextas-feiras, das 08h00 às 12h00.
Para agendar triagem para diagnóstico envie e-mail: autismo.usp@hc.fm.usp.br
Coordenação geral: Prof. Dr. Guilherme Polanczyk
Vinculado ao Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, tem como objetivos oferecer assistência para crianças com transtornos psiquiátricos e desenvolver o conhecimento relacionado aos processos psicopatológicos ao longo da infância. Oferece avaliação psiquiátrica e atendimento para crianças menores de 7 anos de idade, com manifestações clínicas recentes de problemas emocionais ou de comportamento.
Mais informações envie e-mail: prodip.ipq@hc.fm.usp.br
Coordenação geral: Dra. Marina Aranha Fondello
Foi criado em 2005, o Programa Equilíbrio é voltado para a inclusão e o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A equipe conta com psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pediatras e enfermeiros.
Recebe crianças e adolescentes encaminhados pelos serviços de acolhimento, Conselhos Tutelares, Varas da Infância e Juventude ou de CAPS-Infantil.
Coordenação geral: Dra. Ana Cláudia Melcop
O Programa de Atendimento a Psicoses na Infância e Adolescência é vinculado ao Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, tem como objetivo oferecer assistência clínica às crianças e adolescentes com sintomas psicóticos.
Faixa etária - até 16 anos
Equipe composta por médicos psiquiatras, residentes e preceptores.
Dias e horários de atendimento: 4ª feira das 13h30 às 17h00.
Mais informações envie e-mail: ambulatoriopropia@gmail.com
Coordenação geral: Prof. Dr. Mário Rodrigues Louzã
Atende adolescentes e jovens adultos de ambos os sexos, com idade entre 14 e 30 anos que experimentaram por pelo menos duas semanas consecutivas duas ou mais das seguintes sensações/ manifestações:
> Mudança do comportamento habitual
> Pensamento confuso ou atrapalhado ou sem nexo
> Sensação de que coisas ou pessoas parecem estranhas ou irreais
> Comportamentos esquisitos ou sem sentido
> Experiências incomuns como ver coisas ou ouvir vozes que não existem
> Isolamento da família e/ou amigos
> Queda no rendimento na escola e/ou no trabalho
> Falta de motivação, isolamento, desânimo
> Dificuldade de concentração e atenção.
Oferecemos:
> Avaliação médica psiquiátrica especializada • Apoio psicoterapêutico, se indicado
> Avaliação neuropsicológica para mensurar funções mentais
> Exames laboratoriais e de imagem para avaliar a saúde física
> Medicações se necessário
> Acompanhamento por dois anos
A primeira etapa do projeto de pesquisa consiste em uma triagem online. Depois desse contato o interessado irá receber um link com um convite para responder questões básicas para identificarmos se a pessoa tem ou não os critérios de inclusão para o estudo. Caso você preencha os critérios entraremos em contato e agendaremos a triagem presencial.
Equipe do ASAS
Inscrições pelo e-mail: asas.sp@terra.com.br ou WhatsApp: (11) 9 8582-0800 - (só mensagens)
Coordenação geral: Dra. Marisol Sendin
A Brinquedoteca Terapêutica da Psiquiatria da Infância e Adolescência tem como objetivos principais oferecer um espaço lúdico que propicie o resgate da capacidade simbólica que o brincar permite, contribuindo para a estabilização psíquica e emocional, interiorização e expressão das vivências e para a melhoria da qualidade das relações interpessoais das crianças, adolescentes e suas famílias.
A Brinquedoteca foi inaugurada em 31 de Março de 2010.
É também campo de trabalho para a criação/contação de histórias terapêuticas e terapia assistida por cães.
Os atendimentos abrangem crianças, adolescentes e suas famílias em regime de internação parcial (Hospital Dia) ou internação plena.
Atendimento das 8h às 16h, de segunda a sexta, com atividades terapêuticas desenvolvidas por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos e psicopedagogos.
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 | CEP 05403-903 | São Paulo | SP
© 2024 – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
desenvolvido por BEMD Gestão Criativa e Soller Digital
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_gat | 1 minute | This cookies is installed by Google Universal Analytics to throttle the request rate to limit the colllection of data on high traffic sites. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
elementor | never | This cookie is used by the website's WordPress theme. It allows the website owner to implement or change the website's content in real-time. |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | No description |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies are used to store information about how the user uses the website to present them with relevant ads and according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |