Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

 

Autor: Mario Rodrigues Louzã  Neto

Sinopse:

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde

Esquizofrenia é um transtorno mental geralmente grave, de grande relevância em termos de saúde pública. Atinge o adolescente ou o adulto jovem no momento em que está se preparando para começar a vida de forma independente. As estatísticas mostram que cerca de 0,8% das pessoas é afetada pela doença, independentemente de sexo, cor, raça e condição socioeconômica. Isso significa algo em torno de 1,7 milhão de pessoas com esquizofrenia no Brasil.

Trata-se de uma doença em geral crônica, de longa duração, que o indivíduo poderá ter por toda a vida, e que muitas vezes traz limitações nem sempre muito bem compreendidas.

Esquizofrenia é ainda hoje uma palavra carregada de preconceitos e estigmas. O primeiro passo para vencer esses preconceitos é a informação. Eis o objetivo deste livro: trazer informações científicas sobre a doença mental denominada esquizofrenia.

Destinado a pacientes, familiares e profissionais da saúde, este guia tem como objetivo mais valioso enfatizar que a esquizofrenia, embora possa tornar a pessoa dependente de acompanhamento e cuidado para que possa levar uma vida normal, é uma doença como outra qualquer. Esse entendimento é fundamental para o próprio portador e para todos os envolvidos mais diretamente com ele.