Procedimentos e serviços de diagnóstico com uso de tecnologia de ponta:
O Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria é referência na realização de avaliações neuropsicológica e de personalidade, proporcionando a seus pacientes, inclusive de convênios e particulares, a facilidade e praticidade de realizar esses exames no próprio IPq, com a mesma qualidade e excelência dos demais serviços oferecidos.
Primeira instituição psiquiátrica do Brasil a receber o selo de Acreditação Pleno da ONA, o IPq tem a chancela do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
Diferenciais exclusivos
> Psicólogos e neuropsicólogos altamente qualificados.
> Mais de 20 anos de experiência.
> Resultados de excelência, com agilidade e eficácia.
O que é avaliação neuropsicológica
Avaliação neuropsicológica é um procedimento que inclui entrevistas clínicas e uso de instrumentos neuropsicológicos (testes) para investigar as possíveis alterações cognitivas e comportamentais associadas às lesões ou disfunções cerebrais.
Tem duração de 4 a 8 sessões.
Funções avaliadas
> Atenção (concentrada, seletiva, alternada, e dividida por estímulos visuais e auditivos)
> Orientação (temporal e espacial)
> Memória (verbal, visual, episódica e semântica)
> Linguagem (fluência, compreensão, funções verbais)
> Percepção (visual, auditiva, tátil)
> Praxia (aspectos motores)
> Funções executivas (relativo a tomadas de decisões)
> Raciocínio (dedutivo, analítico, inferencial, matemático, abstrato, verbal)
> Inteligência
Indicações
A avaliação neuropsicológica é indicada para quadros neurológicos, psiquiátricos e neuropsiquiátricos:
> Doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral)
> Traumatismos cranioencefálicos (TCE)
> Hidrocefalia
> Doença de Alzheimer
> Demências (vascular, Alzheimer, frontotemporal e pick)
> Doença de Parkinson
> Esclerose múltipla
> Epilepsias
> Depressão
> Esquizofrenia e outras psicoses
> Transtorno afetivo bipolar
> Dependência química
> Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
> Outros
O que é avaliação de personalidade
O exame de personalidade tem como objetivo apurar as condições da estrutura do funcionamento psicológico de uma determinada pessoa.
Esta avaliação indicará o quanto essas características emocionais são consideradas “normais”, o quanto sugerem a presença de um transtorno da personalidade, a presença de um quadro de alteração do humor, de ansiedade
ou psicose.
Utiliza-se a entrevista clínica e os instrumentos psicológicos adequados a esta finalidade.
Duração de 3 a 5 sessões.
Indicações
A avaliação da personalidade pode se indicada quando há dúvidas quanto a:
> Transtorno da Personalidade
> Transtornos do Humor (depressão, transtorno bipolar)
> Quadros psicóticos
> Transtornos de ansiedade (pânico, fobias, ansiedade generalizada)
> Transtorno obsessivo-compulsivo
> Transtornos do impulso
> Outros
O Instituto de Psiquiatria, por meio do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação, dispõe de moderno e avançado equipamento de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), proporcionando a seus pacientes, inclusive de convênios e particulares, a facilidade e praticidade de realizar esse tratamento no próprio IPq, com a mesma qualidade e excelência dos demais serviços oferecidos.
Primeira instituição psiquiátrica do Brasil a receber o selo de Acreditação Pleno da ONA, o IPq tem a chancela do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
Diferenciais exclusivos
> Corpo clínico e equipe multiprofissional altamente qualificados.
> Pioneiro e líder na pesquisa, uso e difusão da EMT no Brasil.
> É um dos únicos centros do país a contar com neuronavegação para o tratamento clínico de casos complexos e/ou refratários a tratamentos farmacológicos e não farmacológicos.
O que é EMT
A Estimulação Magnética Transcraniana é uma técnica não invasiva, indolor, segura e eficaz, aprovada no Brasil para tratamento da depressão, sendo indicada também nos episódios depressivos agudos, nas depressões bipolares, nas alucinações auditivas da esquizofrenia e no planejamento neurocirúrgico.
Consiste na geração de um campo magnético potente e focalizado, por meio de uma bobina posicionada sobre pontos determinados da cabeça, que podem ativar ou desativar algumas regiões do cérebro, atuando nos mecanismos da doença.
O procedimento não utiliza remédios e pode complementar o tratamento medicamentoso em casos mais graves. Em casos mais leves, a EMT pode eventualmente ser usada como único tratamento, associada a acompanhamento psiquiátrico periódico.
Aplicação, frequência e eficácia
Para atingir os efeitos terapêuticos, a EMT deve ser realizada diariamente (excluindo finais de semana), em sessões de 20, 30 ou 50 minutos, e ciclo aproximado de 15 a 20 sessões.
Indicada para indivíduos adultos, bem como pessoas com doenças clínicas, tem como principal contraindicação a eventual presença de materiais metálicos na cabeça, que pode ocorrer em pacientes submetidos à neurocirurgia.
Após o tratamento com EMT, o paciente é reencaminhado ao seu médico assistente/responsável, com relatório médico detalhado sobre sua evolução.
O Instituto de Psiquiatria dispõe de moderno e avançado Laboratório do Sono, responsável pela realização de exames de polissonografia, proporcionando a seus pacientes, inclusive de convênios e particulares, a facilidade e praticidade de realizar esse procedimento no próprio IPq, com a mesma qualidade e excelência dos demais serviços oferecidos.
Primeira instituição psiquiátrica do Brasil a receber o selo de Acreditação Pleno da ONA, o IPq tem a chancela do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
Diferenciais exclusivos
> Centro de referência em tratamento e estudos dos transtornos do sono.
> Corpo clínico e equipe multiprofissional altamente qualificados.
> Padrão ouro em polissonografia.
> Equipamentos modernos e precisos.
> Três quartos equipados e preparados para assistir aos pacientes com conforto e segurança.
O que é polissonografia
Polissonografia é um exame que produz um registro completo de diferentes parâmetros do sono, monitorando a atividade elétrica cerebral, respiração, movimentos oculares, oxigenação sanguínea e batimentos cardíacos, entre outros.
É indicado principalmente para diagnóstico de distúrbios respiratórios do sono, suspeita de apneia obstrutiva do sono e comportamento anormal durante o sono.
Possibilita também o diagnóstico diferencial de transtornos como crises epilépticas, sonambulismo e narcolepsia.
É realizado no Laboratório do Sono, durante o período noturno. O paciente passa a noite em um quarto confortável, equipado para monitorar as variáveis fisiológicas durante o sono, com gravação em áudio e vídeo.
Como é realizado o exame
São fixados sensores (eletrodos) em pontos específicos na cabeça e no corpo do paciente, de forma que permita movimentar-se enquanto dorme, sem atrapalhar o exame.
Durante toda a noite um profissional técnico acompanhará, a partir de outra sala, o registro polissonográfico, intervindo quando necessário. Na manhã seguinte, encerra-se o registro e os eletrodos são retirados.
Os dados serão analisados pela equipe médica do Laboratório do Sono, que emitirá um laudo a ser entregue ao paciente, para ser apresentado ao médico solicitante.
O Instituto de Psiquiatria é sede do maior e mais avançado Serviço de Eletroconvulsoterapia (ECT) do Brasil, proporcionando a seus pacientes, inclusive de convênios e particulares, a facilidade e praticidade de realizar esse tratamento no próprio IPq, com a mesma qualidade e excelência dos demais serviços oferecidos.
Primeira instituição psiquiátrica do país a receber o selo de Acreditação Pleno da ONA, o IPq tem a chancela do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
Diferenciais exclusivos
> Corpo clínico e equipe multiprofissional altamente qualificados.
> Mais de 60 anos de experiência na aplicação, ensino e pesquisa em eletroconvulsoterapia.
> Uso de equipamentos modernos, que permitem controle preciso e seguro da carga fornecida a cada paciente.
> Uso de anestesia geral com relaxamento muscular e oxigenação, bem como monitorização detalhada das funções vitais durante o procedimento.
> Atenção intensiva pós-procedimento, acompanhando o paciente durante a recuperação da anestesia, até que se sinta bem para ir para casa.
O que é ECT
A ECT consiste na aplicação de um estímulo elétrico no cérebro com o objetivo de produzir uma convulsão terapêutica.
É usada principalmente no tratamento da depressão grave ou resistente à terapia com medicamentos.
Também é indicada para outros transtornos psiquiátricos graves, como mania, catatonia, psicoses refratárias e situações de elevado risco de suicídio.
Além disso, tem indicação para o tratamento de depressão em gestantes e idosos que não possam fazer uso de medicamentos.
Aplicação, frequência e eficácia
A aplicação da ECT é realizada por meio de dois eletrodos, posicionados na parte frontal da cabeça. O procedimento dura cerca de 30 minutos.
O paciente é anestesiado antes do procedimento, tem sua frequência cardíaca e pressão arterial monitoradas e é assistido por equipe composta por psiquiatra, anestesista, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
São realizadas avaliações odontológicas para a Eletroconvulsoterapia, colaborando com a segurança deste procedimento.
A frequência e o número de aplicações são decididas em consenso entre o médico do paciente que indicou a ECT e a equipe especializada.
O resultado é semelhante ao obtido com remédios; a diferença é que os efeitos da ECT são mais rápidos.
O Instituto de Psiquiatria dispõe de moderno e avançado Serviço de Eletroencefalografia (EEG), proporcionando a seus pacientes, inclusive de convênios e particulares, a facilidade e praticidade de realizar esse exame no próprio IPq, com a mesma qualidade e excelência dos demais serviços oferecidos.
Primeira instituição psiquiátrica do Brasil a receber o selo de Acreditação Pleno da ONA, o IPq tem a chancela do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
Diferenciais exclusivos
> Corpo clínico e equipe multiprofissional altamente qualificados.
> Mais de 60 anos de experiência.
> Quartos individuais e infraestrutura completa.
> Equipamentos modernos e precisos.
> Disponível para pessoas de todas as idades, inclusive bebês.
O que é EEG
O eletroencefalograma - EEG, é um exame de monitoramento não invasivo que registra a atividade elétrica cerebral, captada por meio de eletrodos fixados no couro cabeludo.
Seu objetivo é detectar alterações que possam colaborar para o diagnóstico de transtornos neurológicos, tais como:
> Diagnóstico de epilepsia
> Análise de alterações do nível de consciência de causa não definida
> Verificação de algumas doenças degenerativas
> Investigação de bases orgânicas dos transtornos psiquiátricos
No IPq, além do EEG clínico tradicional, são realizados o EEG prolongado e o EEG com sedação, aumentando a sensibilidade do método.
Como é realizado o exame
O EEG é um exame simples, indolor e sem contraindicações.
O primeiro passo é a colocação de eletrodos no couro cabeludo, fixados com uma pasta condutora que também tem a função de facilitar a captação dos sinais elétricos cerebrais.
O registro da atividade cerebral pode ser feito durante a vigília, ou seja, com o paciente acordado, ou durante a sonolência e o sono.
O exame pode incluir também provas de ativação, onde o paciente realiza hiperventilação e é submetido a fotoestimulação (lâmpada que produz flashes), aumentando assim a sensibilidade do método diagnóstico.
Tem duração de 40 a 120 minutos e não requer preparos extras além de estar com os cabelos limpos e secos.
O Instituto de Psiquiatria dispõe de moderno equipamento de Ressonância Magnética (RM), proporcionando a seus pacientes, inclusive de convênios e particulares, a facilidade e praticidade de realizar esse exame no próprio IPq, com a mesma qualidade e excelência dos demais serviços oferecidos.
Primeira instituição psiquiátrica do Brasil a receber o selo de Acreditação Pleno da ONA, o IPq tem a chancela do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
Diferenciais exclusivos
Corpo clínico e equipe multiprofissional altamente qualificados.
Magneto com abertura interna de 70 cm (mais largo que o convencional, de 60 cm) proporcionando menos claustrofobia.
A abertura maior também possibilita a realização de exames em pacientes obesos, sem limitações.
Mesa com capacidade para pacientes de até 250 kg.
Magneto ultracurto (125 cm) o que permite realizar vários tipos de exames com a cabeça fora do magneto.
Adequado às necessidades do paciente neuropsiquiátrico
Exames disponíveis
CRÂNIO
> Angio arterial
> Angio venosa
> ATM
> Encéfalo
> Face
> Fluxo liquórico
> Hipófise
> Órbita
> Pares cranianos
COLUNA
> Cervical
> lombo-sacra
> Torácica
> Transição cérvico-torácica
> Transição tóraco-lombar
PESCOÇO
> Angio carótida e vertebrais
> Região cervical
O Instituto de Psiquiatria dispõe de moderna e avançada Unidade de Videoeletroencefalografia - VEEG, proporcionando a seus pacientes, inclusive de convênios e particulares, a facilidade e praticidade de realizar esse exame no próprio IPq, com a mesma qualidade e excelência dos demais serviços oferecidos.
Primeira instituição psiquiátrica do Brasil a receber o selo de Acreditação Pleno da ONA, o IPq tem a chancela do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP.
Diferenciais exclusivos
A Unidade de Videoeletroencefalografia - VEEG do IPq é referência nacional para o diagnóstico de crises não epilépticas psicogênicas, bem como de casos psiquiátricos complexos com interface neurológica, tais como epilepsia, traumatismo crânioencefálico, acidente vascular cerebral e doenças neurodegenerativas.
> Sua infraestrutura alia tecnologia, conforto e modernidade em quartos individuais e específicos para adultos e crianças, equipados e monitorados 24 horas.
> Corpo clínico e equipe multiprofissional altamente qualificados.
> Assistência integral a pacientes de todas as idades, inclusive bebês.
Indicações
> Diagnóstico diferencial entre crises conversivas/dissociativas e crises epilépticas
> Diagnóstico diferencial de transtornos somatoformes e factícios
> Avaliação pré-cirúrgica para cirurgia de epilepsia
> Avalição para implante de estimulador vagal
> Diagnóstico de epilepsia e síndromes epilépticas de difícil controle
> Diagnóstico de transtornos mentais associados à epilepsia
O que é VEEG
O videoeletroencefalograma é a associação do tradicional eletroencefalograma a um monitoramento em vídeo de forma simultânea e prolongada, possibilitando análise detalhada da atividade elétrica cerebral e do comportamento do paciente durante as crises.
A combinação desses registros permite diagnóstico mais exato das diferentes síndromes epilépticas, bem como das crises.
A realização do exame requer internação que pode variar de um a sete dias, conforme a gravidade e complexidade.
As imagens em tempo real do paciente e os sinais elétricos de sua atividade cerebral são transmitidas para um dos computadores da central de monitoramento da Unidade.
Fotos: Evandro Monteiro