Conheça o Portal do Paciente, um serviço destinado aos pacientes do Instituto de Psiquiatria/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP, onde os pacientes irão ter acesso a diversas funcionalidades como:
• Abracatraca;
• Visualizar resultados;
• Impressão de laudos;
• Visualizar exames de imagem;
• Visualizar agendamentos disponíveis;
• Impressão da filipeta de agendamento;
• Impressão do preparo de exames;
• Compartilhe seus laudos facilmente;
• Solicite o reagendamento de consultas e/ou exames*;
entre outras funcionalidades.
TODO CIDADÃO TEM DIREITO A SER ATENDIDO COM ORDEM, ORGANIZAÇÃO E GARANTIA DE CONTINUIDADE
- Pessoas em estado grave e/ou maior sofrimento são atendidas primeiro; os profissionais da saúde
estabelecem esta prioridade.
- É garantido a todos o fácil acesso aos postos de saúde, especialmente para portadores de deficiência, gestantes e idosos.
TODO CIDADÃO TEM DIREITO A TER UM ATENDIMENTO COM QUALIDADE
- Você tem o direito de receber informações claras sobre o seu estado de saúde, exames e tratamentos.
- Também tem o direito a remédios para tratamento de sua doença ou para aliviar a dor e o sofrimento, quando for preciso.
- Toda receita médica deve ser escrita de modo claro e que permita sua fácil compreensão.
TODO CIDADÃO TEM DIREITO A UM TRATAMENTO HUMANIZADO E SEM NENHUMA DISCRIMINAÇÃO
- Você tem direito a um atendimento sem nenhum preconceito.
- Os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde devem ter os nomes bem visíveis no crachá para que você possa saber identificá-los.
- Quem está cuidando de você deve respeitar seu corpo, sua intimidade, sua cultura e religião, seus segredos, suas emoções e sua segurança.
TODO CIDADÃO DEVE TER RESPEITADOS OS SEUS DIREITOS DE PACIENTE
- Em caso de dúvida, você tem direito a pedir para ver seu prontuário, sempre que quiser.
- Você tem liberdade de permitir ou recusar qualquer intervenção, assumindo a responsabilidade por isso.
- Todo paciente que tiver menos de 18 anos ou mais de 60 tem direito a acompanhante.
- O SUS possui canais de comunicação para receber sugestões e críticas, como as Ouvidorias e os Conselhos Gestores e de Saúde.
TODO CIDADÃO TAMBÉM TEM DEVERES NA HORA DE BUSCAR ATENDIMENTO DE SAÚDE
- Você nunca deve mentir ou dar informações erradas sobre seu estado de saúde.
- Deve, também, tratar com respeito os profissionais de saúde.
- E ter disponíveis documentos e exames, sempre que for pedido.
TODOS DEVEM CUMPRIR O QUE DIZ A CARTA DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
Esses são alguns exemplos de direitos e deveres que são seus. Eles são garantidos por lei.
A íntegra da “Carta Direitos dos Usuários da Saúde” está disponível no Site do HCFMUSP - www.hc.fm.usp.br, na área de informações úteis.