Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Dr. Daniel Borges, do IPq,  dá dicas  se perder o sono durante a madrugada. Leia a matéria no Estadão.

O que fazer ao perder o sono durante a madrugada?

Foto: Alexandra Gorn/Unsp-

A longo prazo a higiene do sono do pode ajudar na qualidade do seu descanso. Veja mais dicas do especialista Daniel Borges

No Pergunte ao Especialista desta semana falamos sobre sono. Se você também tiver alguma dúvida sobre saúde, psicologia, bem-estar, exercício físico ou nutrição, escreva para ana.lourenco@estadao.com ou envie uma DM para o nosso Instagram.

Eu acordo de madrugada quase todos os dias. Volto a dormir, mas pela manhã estou com sono. O que posso fazer para que isso desapareça?

Adão Proença, Porto Alegre

Responde Daniel Borges, médico especialista em Medicina do Sono e psiquiatria atuante junto ao Laboratório do Sono e Ambulatório de Distúrbios do Sono (ASONO) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo

É de extrema importância estabelecer bons hábitos de higiene do sono e, pouco a pouco, torná-los parte da rotina. Para isso é recomendado evitar o excesso de cafeína – especialmente depois das 16h –, tirar cochilos diurnos, e usar a cama apenas para dormir. Também é interessante evitar as mídias interativas como redes sociais e jogos, pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Caso acorde durante à noite e esteja sem sono, procure levantar e fazer uma atividade relaxante, como ler, ouvir músicas tranquilas ou realizar exercícios de respiração. O recomendado é que essas atividades sejam feitas fora do quarto – retorne apenas quando o sono tiver voltado.

É importante que a leitura seja feita fora do quarto de dormir
É importante que a leitura seja feita fora do quarto de dormir 

Por inúmeros motivos externos, é comum despertar na madrugada, mas o esperado é voltar a dormir rapidamente. Despertares que duram mais de uma hora podem prejudicar o sono da noite e diminuir o número de horas recomendadas de sono para cada idade.

Uma das consequências é passar o dia com sonolência. Nesses casos, é importante investigar causas, pois pode ser distúrbio do sono ou um quadro de insônia. Existe a insônia de manutenção, que é a dificuldade de manter o sono durante a noite. Caso esse seja o caso, é necessário realizar exames complementares para fechar o diagnóstico.

https://www.estadao.com.br/saude/o-que-fazer-ao-perder-o-sono-durante-a-madrugada/