Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

A Pós-Graduação na Universidade de São Paulo está estruturada em duas modalidades: Pós-Graduação stricto sensu e Pós-Graduação lato sensu.

A Pós-Graduação lato sensu, ou especialização, visa, principalmente, ao aperfeiçoamento técnico profissional em uma área mais restrita do saber (na Psiquiatria inclui a Residência Médica).

A Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), de natureza acadêmica, é voltada para a geração do conhecimento, destinando-se à formação de pesquisadores com amplo domínio de seu campo de saber. O Mestrado e Doutorado são diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos. O título de mestre não é obrigatório para a obtenção do grau de doutor e a tese de Doutorado deve ser sempre baseada em uma investigação original.

No Departamento de Psiquiatria, o Programa de Pós-Graduação teve início no ano de 1973 com o Mestrado, passando a contar com o Doutorado no ano de 1979. Inicialmente, o programa era direcionado apenas para médicos, mas a partir de 2002 passou a contar com a participação de profissionais provenientes de outras áreas de formação, como Psicologia, Terapia Ocupacional, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Farmácia, Ciências Exatas, entre outras.

Em 31 de dezembro de 2020, o programa formou 285 mestres e 236 doutores. Atualmente, o programa conta com 89 alunos matriculados, sendo 45 mestrandos e 44 doutorandos, dos quais quase metade conta com o auxílio financeiro de bolsas de estudos das principais agências de fomento do Estado de São Paulo, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CAPES).

No Programa há orientadores credenciados, entre permanentes e colaboradores, cujos interesses acadêmicos estão concentrados nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Epidemiologia Psiquiátrica
  • Genética Psiquiátrica
  • Neurociências e Psicofisiologia
  • Neuroimagem em Psiquiatria
  • Psiquiatria Clínica e Psicopatologia
  • Psicofarmacologia Clínica e Outros Tratamentos Biológicos
  • Psicoterapia
  • Alcoolismo e Farmacodependências
  • Psiquiatria da Infância e Adolescência
  • Psiquiatria Geriátrica

 

Atualmente, o Prof. Dr. Eurípedes Constantino Miguel Filho é o coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria.

Para mais informações acesse o site: www.psiquiatriafmusp.org.br/pg.