Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

O sistema de gestão do Instituto de Psiquiatria está alinhado às diretrizes do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP, órgão da Administração Superior, que integra, define e uniformiza as ações institucionais. O Instituto de Psiquiatria segue as determinações e objetivos definidos pelo Conselho Diretor do Instituto, cujas ações e projetos são executados e gerenciados pela Diretoria Executiva.

A exemplo dos demais institutos do Complexo HCFMUSP, os serviços de atendimento ambulatorial e de internação prestados pelo IPq são remunerados principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via Secretaria de Estado da Saúde de SP (SES). Parte de sua capacidade de atendimento é destinada também a pacientes de convênios e particulares, de acordo com determinação do Governo do Estado de SP, que autoriza destinar até 25% da capacidade de atendimento para esse público. Os recursos financeiros provenientes do atendimento privado são integralmente revertidos para melhorar ainda mais a assistência aos pacientes do SUS.

Desde 2008, com objetivo de conduzir o Instituto de Psiquiatria do patamar de compromisso com a excelência para uma instituição de excelência, de classe mundial, foi instituído o programa Rumo à Excelência. Ao longo dessa jornada, o IPq conquistou as certificações ONA 1 e 2, da Organização Nacional de Acreditação. A acreditação ONA é um reconhecimento de nosso trabalho. Somos o primeiro hospital psiquiátrico do país a receber essas certificações, evidenciando a alta qualidade de nossos serviços e de nossa administração.

Mas a busca de excelência é uma ação contínua, incessante. Assim, para a gestão do quadriênio 2019/2022, adotamos o modelo de Planejamento Estratégico Situacional, ou seja, participativo e multidisciplinar, baseado no processamento de problemas e com a participação ativa de profissionais de todos os setores da instituição.

E o desafio de gestão se mostrou ainda maior com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, em março de 2020. Em razão disso, reorganizamos nossas estratégias, tendo como prioridade preservar a saúde e segurança dos pacientes, familiares e colaboradores, afinal, somos uma instituição de saúde e cuidar bem das pessoas é um de nossos principais valores.