O Escritório de Apoio à Pesquisa (EAP-IPq) foi criado para oferecer suporte aos pesquisadores nas ações relacionadas à pesquisa na Instituição.
Podem utilizar a consultoria do EAP-IPq os pesquisadores vinculados à instituição, sejam: docentes, assistentes, colaboradores, alunos de graduação e pós graduação e pós-doutorandos.

São atividades do escritório:

a) Orientar e prestar esclarecimentos sobre as linhas de financiamento existentes;Orientamos os pesquisadores sobre as particularidades das linhas de financiamento regulares existentes, visando a incrementar a obtenção de recursos para a pesquisa; fornecemos suporte na condução das diferentes etapas deste processo, incluindo orientações sobre os pré-requisitos e documentos necessários para a submissão de propostas, gerenciamento de projetos (compras, importações) e prestação de contas

b) Divulgar o lançamento de editais de agências de fomento nacionais e internacionais de fomento à pesquisa; O EAP-IPq busca semanalmente, em sites nacionais e internacionais, o lançamento de editais e chamadas de fomento e divulga estas informações para toda a comunidade de pesquisadores vinculados à CC-IPq, com o objetivo de estimular a submissão de propostas de auxílio-pesquisa na Instituição.

c) Apoiar a busca de novas parcerias para apoio em pesquisa;

Apoiamos a busca de novas parcerias para apoio à pesquisa, sejam parcerias com instituições públicas ou privadas.

d) Auxiliar na utilização de ferramentas tecnológicas relacionadas de gestão da pesquisa;

Buscar e auxiliar na implantação e utilização de inovação tecnológica, tais como:

  • SGP (Sistema de Gestão de Projetos): sistema eletrônico destinado à submissão, avaliação de mérito e gerenciamento online de projetos de pesquisa junto às instâncias regulatórias institucionais (Comissões Científicas e Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema FMUSP/HC); substituiu o sistema anterior (SP3);
  • SIGEO (Sistema de Informações Gerenciais Extra-orçamentárias e Orçamentárias): sistema dedicado à gestão financeira dos projetos de pesquisa;
  • REDCap (Research Electronic Data Capture): ferramenta destinada ao armazenamento e gerenciamento eletrônico de dados de pesquisa;
  • BIORREPOSITÓRIO IPq: infraestrutura física e eletrônica destinada ao armazenamento seguro de bio-amostras obtidas a partir da atividade de pesquisa na Instituição; será interligada futuramente ao Biobanco/Biorrepositório Central do Sistema FMUSP/HC através do programa RADAR (Rede Acadêmica de Acervos e Biorrepositórios) da Comissão de Pesquisa FMUSP/HC.

e) Oferecer suporte operacional a alunos de Iniciação Científica e Pós-Doutorado;

Suporte aos pesquisadores e alunos por meio de:

  • Divulgar abertura de chamadas para a inscrição em programas de Pós-Doutorado e Iniciação Científica;
  • Orientação sobre disponibilidade e auxílio para a obtenção de bolsas de estudo;
  • Auxiliar na obtenção de documentos institucionais;
  • Orientar o aluno sobre a utilização dos recursos e sua prestação de contas;
  • Auxiliar na obtenção de crachás institucionais;
  • Auxiliar nos trâmites necessários para a obtenção futura da certificação do estágio;

f) Disponibilizar Consultoria Estatística;

  • O serviço fornece orientações ao pesquisador sobre os diferentes aspectos do planejamento do estudo: do ponto de vista estatístico, incluindo a forma de obtenção dos dados, dimensionamento da amostra e escolha da metodologia estatística a ser empregada. O atendimento é exclusivo a pesquisadores e pós-graduandos vinculados à CC-IPq.
  • Planejamento para a obtenção dos dados (ou seja, tudo o que for relacionado ao desenho do estudo): definição do tipo de estudo (transversal, longitudinal, cross-over, etc.), avaliação da necessidade de grupo controle, variáveis e tipos de pareamento, técnicas de amostragem, orientações sobre o armazenamento dos dados.
  • Dimensionamento da amostra: cálculo do número necessário de unidades amostrais (pacientes, animais, lâminas, etc.) para verificar as hipóteses do estudo.
  • Metodologia estatística: corresponde ao plano de análise dos dados, ou seja, quais testes/métodos e programas estatísticos serão utilizados, além dos critérios de avaliação dos resultados.
  • Material didático – página em que disponibilizaremos em formato PDF, slides de aulas (separadas por tópicos), artigos publicados, links interessantes/úteis.
  • Como utilizar:
  • 1. O serviço de Consultoria Estatística visa a estimular o desenvolvimento científico do pesquisador, fornecendo orientação e supervisão para o planejamento do estudo, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados. Por essa razão, o pesquisador deve acompanhar todas as etapas de análise estatística do seu estudo, ao invés de apenas solicitar o serviço.
  • 2. O agendamento com o estatístico deve ser feito por telefone ou e-mail disponíveis na pasta “CONTATO”.
  • 3. O setor de Consultoria Estatística não realiza serviços de digitação ou tabulação de dados em planilhas; a criação do banco de dados é de responsabilidade do pesquisador, que poderá receber orientação sobre como proceder para elaborar um banco de dados adequado aos objetivos do projeto.
  • 4. A decisão sobre o(s) método(s) estatístico(s) a se empregar na pesquisa é exclusiva dos estatísticos do programa. O escritório não se responsabiliza por resultados obtidos de forma diferente do que for orientado.
  • 5. Será solicitada autorização para disponibilizar os dados do trabalho para fins didáticos e/ou ilustração de métodos estatísticos em cursos, congressos ou publicações, desde que a área de concentração seja Estatística. Em qualquer circunstância, a fonte será citada explicitamente.
  • 6. Nos casos em que a pesquisa gerar publicação na qual o estatístico encarregado do atendimento figure como coautor, o texto deve passar por uma revisão estatística antes de ser submetido ao periódico.

g) Auxiliar nos trâmites burocráticos dos projetos de pesquisa.

O EAP-IPq dá suporte ao pesquisador, nas diferentes etapas do trabalho de pesquisa, sendo:

Submissão:

Elaboração de pré-projetos;

Submissão dos projetos à Comissão Científica do IPq, Comissão de Ética e agências de fomento; Clique para acessar o tutorial.

O EAP criou uma planilha para auxiliar o pesquisador passo a passo nas atividades envolvidas na elaboração do projeto com os links de acesso direto aos formulários que devem ser preenchidos. Para ter acesso a esta planilha, clique aqui

Acompanhamento:

Orientação sobre documentação e trâmites (internos e externos à Instituição) para execução de projetos;

Auxílio durante orçamento e compra de insumos para os projetos (materiais de consumo e permanentes);

Auxílio na preparação de documentos para importação;

Orientação quanto ao uso dos recursos liberados.

Conclusão:

Auxílio na elaboração e envio de prestação de contas.

Contato: E-mail: pesquisa_psiquiatria.ipq@hc.fm.usp.br
Fones: (11) 2661-6962 ou (11) 3062-3564.