Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa
Foto: Evandro Monteiro

A Faculdade de Medicina da USP desenvolve, junto ao Hospital das Clínicas (HC), pesquisas científicas e padroniza as novas técnicas e métodos de diagnóstico, possibilitando sua implementação no atendimento de pacientes nas unidades do HC. A formação de pesquisadores, o treinamento de estudantes e profissionais da saúde, a realização de cursos e o desenvolvimento de pesquisas são atividades atribuídas aos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). Ao todo são 62, com as seguintes finalidades:

  • Desenvolver pesquisa científica;
  • Padronizar novas técnicas e métodos de diagnóstico possibilitando sua implantação para atendimento de pacientes em outras unidades do HC;
  • Promover a formação de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada;
  • Servir de campo de ensino e treinamento de estudantes de escolas de nível superior, cujos currículos sejam relacionados com as ciências da saúde;
  • Servir de campo de desenvolvimento e treinamento para profissionais da saúde;
  • Realizar cursos no campo da medicina e da saúde.

Consulte mais no site http://www.lims.fm.usp.br/portal/

A psiquiatria abriga três LIMs:

LIM/21 – Laboratório Neuro-Imagem em Psiquiatria

No LIM 21 são conduzidas pesquisas na área de neuroimagem aplicada à Psiquiatria, Neurologia e Neuropsicologia há vários anos, em projetos financiados por agências de fomento nacionais e internacionais, e estudos de pós-graduação e iniciação científica. Estas pesquisas utilizam métodos de ressonância magnética estrutural, funcional e de espectroscopia, bem como as técnicas de Medicina Nuclear conhecidas como tomografia por emissão de pósitrons (PET) e tomografia por emissão de fóton único (SPECT), para investigar a presença de alterações cerebrais in vivo em portadores de transtornos neuropsiquiátricos, incluindo os psicóticos, demenciais, afetivos, ansiosos e outros.

Coordenação: Geraldo Busatto Filho e Eurípedes Constantino Miguel Filho

LIM/23 – Laboratório de Psicofarmacologia, Psicopatologia Experimental e Terapêutica Psiquiátrica

Iniciado pelo Prof. Valentim Gentil Filho em 1990, o Laboratório de Psicofarmacologia, Psicopatologia Experimental e Terapêutica Psiquiátrica (LIM 23), sediado no IPq e vinculado aos Laboratórios de Investigação Médica – LIM – do HCFMUSP, tem as seguintes linhas de pesquisa: distúrbios do sono, epidemiologia psiquiátrica, psicofarmacologia clínica, psicometria, transtornos do desenvolvimento, genética, bioinformática, religiosidade e espiritualidade. O LIM-23 fornece infra-estrutura e coordena as atividades de pós-graduandos, docentes desta e de outras unidades da USP e pesquisadores colaboradores recém-doutorados no Brasil e exterior.

Coordenação: Prof. Dr. Eurípedes Constantino Miguel Filho e Dra. Elizabeth Shephard
E-mail: lim23hcfmusp@gmail.com
Telefone: (11)2661-6958

LIM/27 – Laboratório de Neurociências

As principais linhas de pesquisas refere-se ao estudo do metabolismo de fosfolípides de membrana mais especificamente as fosfolipases A2 na etiologia da Esquizofrenia e da Doença de Alzheimer. O grupo desenvolve estudos nas áreas de Biologia Celular, culturas primárias de neurônios, neuroquímica de biomarcadores, modelos animais, transtornos da memória, expressão gênica e proteômica, Farmacogenética, Neuropsicologia, Psicogeriatria, imagem e função cerebral. Nossas atividades assistenciais são representadas pelo Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica do LIM-27, pelo Centro de Estimulação Cognitiva e Funcional para Idosos e pelo Ambulatório de Psicoses do LIM-27.

Coordenação: Wagner Farid Gattaz (Diretor) e Orestes Vicente Forlenza (Vice)
Site: http://neurociencias.org.br/
E-mails: zelinda.garcia@hc.fm.usp.br ou ledatalib@gmail.com
Telefones: (11) 2661-7283 e (11) 2661-8010