Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA

O Programa de Residência Médica, Área de Psiquiatria, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tem como objetivo a formação técnica e humanista de Médicos Residentes. A cada ano recebemos 20 novos Residentes que passam a frequentar a Residência ao longo dos 3 anos iniciais. O quarto ano atualmente é opcional, tendo 12 vagas disponíveis.

O programa de atividades durante a Residência envolve atividades práticas e teóricas num crescendo de complexidade ao longo dos anos acadêmicos, versando sobre Psiquiatria Geral, Psicogeriatria, Psiquiatria Forense, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicoterapia. O programa resulta de análise e implementação de melhorias a partir de diversas fontes, sejam estas: (1) experiência na prática de ensino/supervisão dos Residentes, (2) análise das avaliações e devolutivas veiculadas por Residentes e Supervisores, previstas ao longo do ano acadêmico, (3) diretrizes fomentadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM – Ministério da Educação) e Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (COREME – FMUSP), (4) análise dos programas implementados em diversas Universidades de reconhecido mérito acadêmico e (5) estudo da literatura voltada para questões de ensino médico, com ênfase nos tópicos relativos à Residência Médica em Psiquiatria.

Para os próximos anos, definimos diversos objetivos estratégicos, metas e planos de ações com o objetivo de manter a nossa Residência como a primeira opção de escolha de Residência em Psiquiatria do país com recursos técnicos para formar a próxima geração de líderes em psiquiatria, saúde mental e neurociências.