Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Ênio Roberto de Andrade, do IPq, fala sobre TDAH no Jornal da Band.

Jornal da Band

TDAH: a importância do diagnóstico precoce

Estima-se que 5% da população infantil tenha o transtorno; internet ajudou a popularizar o tema

 

Da redação19/10/2022 • 20:24 – Atualizado em 21/10/2022 • 19:45

No mundo, estima-se que 5% da população infantil tenha Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O diagnóstico se tornou mais frequente e o tema se popularizou na internet.

“A primeira vez que o Gabriel apresentou alguma coisa que tem a ver com TDAH ele tinha entre quatro e cinco anos e nos chamaram na escola para falar que ele não contava de um até dez”, informou Eduardo Ferrari, pai de Gabriel. O menino é elétrico e não para. A frequência e a intensidade chamaram a atenção desde cedo.

A internet tem ajudado a falar sobre TDAH e outros transtornos, conhecer a neurodiversidade, saber que ela está à nossa volta, mas o diagnóstico depende de uma equipe especializada e quanto antes acontecer, melhor.

“O tratamento vai variar de acordo com a intensidade e de acordo com os prejuízos que essa criança apresenta. Então, se a intensidade é leve, a gente geralmente recomenda que se faça terapia e não há necessidade de medicar. A partir do momento em que a criança tem um quadro de moderado a grave intensidade, aí tem que associar ao tratamento fármacos”, informa  Ênio Roberto, psiquiatra da Infância e Adolescência do IPq – Instituto de Psiquiatria da USP.

https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/ultimas/tdah-a-importancia-do-diagnostico-precoce-16548829