Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Dra. Tania Correa de Toledo Ferraz Alves, médica psiquiatra, diretora das enfermarias do IPq,  participou da reportagem sobre como atividades de massagem, meditação e alongamento serão cada vez mais frequentes no emprego e visam a melhoria da saúde mental e, consequentemente, o aumento do engajamento e rendimento.  Confira no UOL/VivaBem.

EQUILÍBRIO

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica

Massagem, meditação e alongamento no trabalho: mais saúde e produtividade

iStock
Imagem: iStock

Janaína Silva

Colaboração para o VivaBem

06/12/2022 04h00

Você já fez massagem em pleno expediente, participa de aulas de meditação com os colegas ou faz intervalos regulares, durante o período de trabalho, para se alongar, por exemplo?

Se ainda não, saiba que atividades como essas serão cada vez mais frequentes no emprego e visam a melhoria da saúde mental e, consequentemente, o aumento do engajamento e rendimento.

 

Segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), a covid-19 desencadeou um aumento de 25% na ansiedade e depressão em todo o mundo. Além disso, estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano devido à depressão e à ansiedade.

Uma nova publicação da OMS, divulgada em setembro, fornece diretrizes para a saúde mental no trabalho que incluem intervenções nas organizações, visando desenvolver a capacidade de proteger e apoiar a saúde mental dos supervisionados, contemplam atividades físicas de lazer, programas de retorno ao trabalho, entre outras.

Sessões para relaxar, reduzir a ansiedade e o estresse

“Os programas de bem-estar no local de trabalho ajudam a prevenir problemas de saúde mental, ensinando aos funcionários novas habilidades que apoiam a resiliência, capacidade que atua como um amortecedor dos efeitos negativos do estresse“, explica Rita Laert Passos, psicóloga e presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida).

Os colaboradores aprovam as iniciativas. É o caso de Raquel Santos, 38, que trabalha como analista de marketing na RS Serviços, empresa de terceirização de serviços e que oferece massagens e programação semanal com ginástica laboral e palestras.

“A massagem é relaxante, alivia a tensão nos músculos e me ajuda muito na concentração. Me sinto renovada e pronta para mais uma semana de trabalho”, comenta.

Outra que também participa e aprova a vivência é Natasha Camargo, 26, analista de marketing. “São momentos que me desligo do mundo lá fora e relaxo. Sempre saio das sessões aliviada e me sentindo muito bem.”

Eu nunca tinha recebido uma massagem, principalmente em horário de trabalho. Ela ajuda a relaxar e a tirar um pouco da tensão do dia a dia. Além dela, temos a ginástica laboral, que tem um intuito de pararmos um pouco o que estamos fazendo para nos alongarmos. Com a correria do trabalho, esquecemos de cuidar da gente e o alongamento é muito importante para a nossa saúde.Alexia Natis, 22, analista de marketing.

A falta de tempo livre é uma das maiores causas do esgotamento, observa Passos. Para ela, algumas atitudes que ajudam a reduzir a sobrecarga são:

  • Reduzir a pressão e o volume de trabalho;
  • Definir horários em que os e-mails podem ser enviados e recebidos;
  • Desencorajar horas extras;
  • Incentivar férias e fins de semana de desconexão total.

Entre as ações desenvolvidas pelas empresas estão estímulo à vida saudável (boa alimentação, exercício físico e sono reparador), caminhadas, aulas de meditação, palestras ou webinars sobre temas de saúde, rodas de conversa sobre a temática ou que ajudem a superar momentos difíceis, oficinas e encontros com especialistas.

O que as empresas podem oferecer

  • Pausas ativas: pequenos intervalos ao longo do expediente, preferencialmente a cada duas horas, para fazer meditação, alongamento ou exercícios específicos para a circulação, coluna e articulações.
  • Mindfulness ou meditação: tempo periódico usado para se concentrar nas experiências, tarefas e sensações do presente e ficar focado durante a realização das atividades do dia a dia.
  • Massagem: visa momentos de relaxamento e reduz o cortisol, que quando elevado provoca insônia, irritação e ansiedade.
  • Shiatsu: é uma técnica de massagem para alívio das tensões musculares, aperfeiçoamento da postura, aumento da circulação sanguínea.
  • Indian head: massagem feita na cabeça, reduz estresse, combate a insônia, a falta de concentração e tensão, alivia dores de cabeça tensionais, fadiga ocular e zumbido no ouvido, e ajuda a ter um sono de melhor qualidade.
  • Cabine de cochilo: o cochilo durante o dia beneficia a produtividade, a memória e o humor.
  • Biofeedback: ferramenta terapêutica que mede as respostas do corpo em determinadas situações, com a finalidade de permitir aos indivíduos desenvolver a capacidade de autorregulação.
  • Canto ou coral: estimula a harmonia, o equilíbrio, o domínio de si mesmo, o respeito pelo outro, a solidariedade, o poder de organização, a disciplina, a pontualidade e a criatividade.
  • Auriculoterapia: técnica derivada da acupuntura que consiste na pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos e mentais.
  • Ginástica laboral: atua na redução dos riscos de lesões musculares, proporciona relaxamento muscular, flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhora a coordenação motora e a circulação sanguínea, previne e corrige problemas de postura.
  • Aromaterapia: uso de óleos essenciais que atuam nas emoções, principalmente, no bem-estar.
  • Roda da vida: ferramenta visual cujo objetivo é levar a uma reflexão sobre cada área da vida, como saúde, finanças, espiritualidade, lazer, família, entre outras, e identificar quais necessitam de atenção e dedicação.

O quanto antes, melhor

Disponibilizar essas ações não deve ocorrer de forma pontual ou quando os colaboradores já apresentam sintomas de adoecimento emocional. “O tema precisa ser trabalhado de forma contínua”, enfatiza Fátima Macedo, psicóloga especialista em saúde mental do trabalhador e CEO da Mental Clean.

Além disso, antes mesmo da aplicação, é crucial que a organização do trabalho esteja adequada, com equilíbrio dos fatores psicossociais, como demanda, controle, apoio, esforço e recompensa. Fernando Akio Mariya, médico do trabalho e gerente médico sênior na P&G, diz que se o ambiente for tóxico, com alta demanda e esforço, não há atividade que tenha impacto para ajudar a aprimorar a saúde mental dos trabalhadores.

Capacitar a alta liderança e reestabelecer o suporte que caiu por conta do distanciamento físico durante a pandemia são ações importantes. “A integração trabalho e vida pessoal envolve a combinação de responsabilidades pessoais e profissionais. Não há mais como ver o trabalho e o tempo pessoal como entidades separadas”, fala Mariya.

Fontes: Beatriz Lassance, membro do ACLM (American College of LifeStyle Medicine) e do CBMEV (Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida); Fátima Macedo, psicóloga especialista em saúde mental do trabalhador e CEO da Mental Clean; Fernando Akio Mariya, médico do trabalho e gerente médico sênior na P&G; Joyce Olívia, formada em massoterapia e gestora de saúde e bem-estar na empresa RS Serviços; Rita Laert Passos, psicóloga e presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida); Tania Correa de Toledo Ferraz Alves, médica psiquiatra, diretora enfermarias do IPq (Instituto de Psiquiatria) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e diretora médica da Gattaz Health & Results.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/12/06/massagem-meditacao-e-alongamento-no-trabalho.htm