Agência Fapesp traz matéria sobre o lançamento do Guia de orientações de conduta sobre saúde mental para profissionais na Atenção Primária, elaborado em parceria com o O CISM um dos Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, com sede no IPq/HC da Universidade de São Paulo (USP); federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Agência FAPESP* –Agência FAPESP * – O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), lançaram o Guia rápido de como avaliar, intervir e encaminhar 15 situações de saúde mental na Atenção Primária. O material é voltado a profissionais da área e tem por objetivo apoiar a condução de casos comuns, reunindo orientações práticas para o reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com diferentes demandas.
O CISM é um dos Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, com sede na Universidade de São Paulo (USP) e parceria das federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A publicação é resultado do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental”, realizado em conjunto pela UniFAJ e CISM, que teve como objetivo a capacitação de profissionais da rede de Atenção Básica do município de Jaguariúna (SP). Na ocasião, foram ministradas 18 aulas de forma remota, realizadas uma vez por semana.
Com 82 páginas e organizado por tópicos, o manual aborda de forma sistemática desde quadros frequentes na infância e adolescência, como TDAH e atrasos no desenvolvimento, até condições que afetam adultos. O guia apresenta de forma prática as 15 situações que mais ocorrem no atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Os temas abordam desde quadros frequentes na infância e adolescência, como desatenção, irritabilidade e atrasos no desenvolvimento, até condições prevalentes na vida adulta, como ansiedade”, detalha a psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, pesquisadora do CISM e uma das organizadoras do material.
O guia pode ser baixado em: mailchi.mp/cism/guiarapido.
A versão para impressão (também gratuita) pode ser solicitada pelo e-mail comunicacao@cism.org.br.
* Com informações de Mainary Nascimento, do CISM.