Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apresentações em Congressos
Artigos
Capítulos de Livros
Cursos e Eventos
Lançamentos Livros
Mídia
Notícias
Prêmios
Produção Científica
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apresentações em Congressos
Artigos
Capítulos de Livros
Cursos e Eventos
Lançamentos Livros
Mídia
Notícias
Prêmios
Produção Científica
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Agência Fapesp traz matéria sobre o lançamento do Guia de orientações de conduta sobre saúde mental para profissionais na Atenção Primária, elaborado em parceria com o O CISM  um dos Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, com sede no IPq/HC da Universidade de São Paulo (USP); federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Agência FAPESP* –Agência FAPESP * – O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), lançaram o Guia rápido de como avaliar, intervir e encaminhar 15 situações de saúde mental na Atenção Primária. O material é voltado a profissionais da área e tem por objetivo apoiar a condução de casos comuns, reunindo orientações práticas para o reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com diferentes demandas.

O CISM é um dos Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, com sede na Universidade de São Paulo (USP) e parceria das federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A publicação é resultado do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental”, realizado em conjunto pela UniFAJ e CISM, que teve como objetivo a capacitação de profissionais da rede de Atenção Básica do município de Jaguariúna (SP). Na ocasião, foram ministradas 18 aulas de forma remota, realizadas uma vez por semana.

Com 82 páginas e organizado por tópicos, o manual aborda de forma sistemática desde quadros frequentes na infância e adolescência, como TDAH e atrasos no desenvolvimento, até condições que afetam adultos. O guia apresenta de forma prática as 15 situações que mais ocorrem no atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Os temas abordam desde quadros frequentes na infância e adolescência, como desatenção, irritabilidade e atrasos no desenvolvimento, até condições prevalentes na vida adulta, como ansiedade”, detalha a psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, pesquisadora do CISM e uma das organizadoras do material.

O guia pode ser baixado em: mailchi.mp/cism/guiarapido.

A versão para impressão (também gratuita) pode ser solicitada pelo e-mail comunicacao@cism.org.br.

* Com informações de Mainary Nascimento, do CISM.

Fonte: https://agencia.fapesp.br/guia-reune-orientacoes-de-conduta-sobre-saude-mental-para-profissionais-na-atencao-primaria/57080