O estudo conduzido por mais de cem cientistas internacionais e liderado por um pesquisador brasileiro identificou diversas alterações cerebrais associadas ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Confira a matéria no jornal O Globo!
Trabalho com 4,5 mil pessoas foi conduzido por mais de 100 cientistas internacionais e liderado por um pesquisador brasileiro
— Rio de Janeiro
Atualizado
” Os transtornos mentais têm uma base neurobiológica ainda a ser descoberta. Fazemos o diagnóstico hoje basicamente pelo conjunto de sintomas. Diferentemente de outras áreas da medicina, não temos exames para validá-los. Então existe um esforço muito grande para entender quais características biológicas podem ser relacionadas com a clínica, não só para melhores diagnósticos, como para sugerir caminhos terapêuticos — diz Euripedes Constantino Miguel, coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) e chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), que participou do estudo.”
Leia a matéria completa – Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2026/07/14/toc-estudo-inedito-revela-mecanismos-do-cerebro-envolvidos-na-origem-da-doenca-abrindo-caminho-para-novos-tratamentos.ghtml