Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

IPq Portas Abertas

O evento  “IPq Portas Abertas” foi idealizado pelo Prof. Dr. Wagner Farid Gattaz, Presidente do Conselho Diretor, e teve início em 2012, por ocasião do aniversário de 60 anos do Instituto de Psiquiatria.  A ideia é abrir as portas do Instituto à sociedade, que participa de mais de uma centena de palestras e outras atividades gratuitas, tendo como objetivo principal combater o estigma e preconceito associados aos transtornos mentais. Também visa mostrar por dentro o que é o IPq, quem somos e o que fazemos, informando sobre os progressos marcantes da Psiquiatria nos últimos anos.

A cada ano, o número de palestras e atividades vem passando por significativa progressão, assim como o público participante.

Foto: Evandro Monteiro

Na primeira edição o IPq recebeu cerca de 600 pessoas e, em 2017, o evento contou com a participação de 1.700 pessoas. Além disso, este ano somou 233 palestrantes (182 palestras), além de outros 90 profissionais, que realizaram  21 atividades variadas de saúde.

Os participantes puderam se inscrever em até 5 palestras, além da possibilidade de participar das demais atividades oferecidas, tudo gratuitamente.

Para o evento, que acontece geralmente no mês de setembro, é mobilizada a maior parte dos espaços, entre auditórios, anfiteatro, salas de reuniões, consultórios, biblioteca e quadra de esportes, com palestras simultâneas e atividades permanentes, num total de 55 atividades ocorrendo ao mesmo tempo.

Com esse público de 1.700 visitantes, além da presença dos profissionais do IPq, são mais de 2 mil pessoas circulando pelo prédio num único dia. Chegamos ao número máximo de pessoas/dia, sem comprometer a estrutura e funcionamento do Instituto, que tem sua atividade ambulatorial normal também nesse dia.

“O desafio é atrair cada vez mais a população leiga, pessoas comuns, que possam se beneficiar das informações que o IPq Portas Abertas oferece.”