Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Doris Moreno psiquiatra do Programa de Transtornos Afetivos do IPq, falou sobre Transtorno Bipolar na Radio Tarde Nacional.

Dia Mundial do Transtorno Bipolar: conheça a doença que afeta o humor

Especialista falou sobre diagnóstico, tratamento e fatores de risco da doença.

No Dia Mundial do Transtorno Bipolar, o Tarde Nacional – Amazônia conversou com Doris Moreno, especialista que estuda a bipolaridade há décadas. Ela é médica assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora do Programa de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

A médica explicou as diferenças entre o transtorno Tipo 1 e Tipo 2 e falou sobre a complexidade do diagnóstico. Segundo ela, um grande número de pessoas bipolares acaba recebendo diagnóstico equivocado de depressão, o que faz com que sejam administrados os remédios errados, que acabam agravando o problema.

Doris Moreno falou ainda de um dos principais fatores de risco para a doença: a hereditariedade. Ela alertou para pessoas que tenham parentes bipolares, que busquem acompanhamento também para si e até para as crianças da família. Segundo a médica, o transtorno não tem cura, mas tem tratamento e, com acompanhamento adequado, é possível se ter qualidade de vida.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.

Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 30/03/2022 – 17:55