Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Nada melhor para iniciar um relacionamento do que uma boa apresentação. E é esse o principal objetivo de nosso Relatório de Atividades – 2018-2022, que chega até você repleto de informações e detalhes sobre as principais realizações e conquistas envolvendo os muitos serviços prestados pelo Departamento de Psiquiatria (DP). Temos, além da graduação e do programa de pós- graduação – lato sensu (residência médica, multidisciplinar e de enfermagem) e stricto sensu –, nossa produção científica (pesquisas e artigos), os estágios de curta e longa duração para profissionais médicos e de áreas afins, e outras ações de cultura e extensão. Essas iniciativas levam para a comunidade todo o conhecimento produzido por nosso corpo docente por meio de diferentes mídias – sociais, tradicional (rádio e TV) e eventos presenciais, como congressos e seminários.

O presente documento também consolida uma das principais vocações deste Departamento: a informação. Seja à classe médica e científica, seja aos jovens que anseiam por compor nosso corpo discente e para toda a sociedade. Aqui você tem acesso a nossos valores e diretrizes, e conhece os profissionais altamente qualificados que compõem nosso quadro docente – nossos professores titulares, associados, doutores e colaboradores. Além disso, em um capítulo especial, compartilhamos com você os desafios impostos pela pandemia a partir do ano de 2020, e as soluções encontradas pelo Departamento para minimizar seus impactos em nosso dia a dia como instituição de ensino superior e prestadora de serviços à população. E aqui, destaque para a agilidade com a qual incorporamos o Ensino à Distância (EAD) e lançamos mão de todos os recursos tecnológico possíveis para manter nossas atividades – tanto com os alunos quanto com os professores e demais colaboradores, além da garantia de boa parte da demanda assistencial, que teve o formato presencial prontamente substituído por teleatendimentos.

No âmbito da pesquisa, o Relatório também mostra como os membros do Departamento e do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP) têm alcançado notáveis taxas de êxito na publicação de resultados científicos de alto impacto e na obtenção de recursos junto a agências de fomento, incluindo as governamentais, tanto do Brasil como do exterior. É essa captação que viabiliza atividades de pesquisa com o alto nível que caracteriza nossa produção. Outra estratégia utilizada pelo DP para a captação de recursos se dá pela organização de cursos de extensão universitária, de capacitação e congressos. São projetos como o Clínica Psiquiátrica, responsável por encontros e cursos temáticos; o Psiquiatria da Infância e Adolescência, com colaboração da iniciativa privada; e o constante desenvolvimento de novas metodologias, novos modelos assistenciais, métodos diagnósticos e intervenções terapêuticas, com potencial de incorporação em políticas públicas.

Esperamos que este relatório seja uma porta de entrada para que toda a sociedade conheça mais sobre nosso dia a dia como uma Escola Superior de reconhecimento internacional e também do nosso papel com um dos principais polos de geração de conhecimento da América Latina.

Boa leitura!