Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apresentações em Congressos
Artigos
Capítulos de Livros
Cursos e Eventos
Lançamentos Livros
Mídia
Notícias
Prêmios
Produção Científica
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

Ênio Roberto de Andrade, do IPq, fala sobre TDAH no Jornal da Band.

Jornal da Band

TDAH: a importância do diagnóstico precoce

Estima-se que 5% da população infantil tenha o transtorno; internet ajudou a popularizar o tema

 

Da redação19/10/2022 • 20:24 – Atualizado em 21/10/2022 • 19:45

No mundo, estima-se que 5% da população infantil tenha Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O diagnóstico se tornou mais frequente e o tema se popularizou na internet.

“A primeira vez que o Gabriel apresentou alguma coisa que tem a ver com TDAH ele tinha entre quatro e cinco anos e nos chamaram na escola para falar que ele não contava de um até dez”, informou Eduardo Ferrari, pai de Gabriel. O menino é elétrico e não para. A frequência e a intensidade chamaram a atenção desde cedo.

A internet tem ajudado a falar sobre TDAH e outros transtornos, conhecer a neurodiversidade, saber que ela está à nossa volta, mas o diagnóstico depende de uma equipe especializada e quanto antes acontecer, melhor.

“O tratamento vai variar de acordo com a intensidade e de acordo com os prejuízos que essa criança apresenta. Então, se a intensidade é leve, a gente geralmente recomenda que se faça terapia e não há necessidade de medicar. A partir do momento em que a criança tem um quadro de moderado a grave intensidade, aí tem que associar ao tratamento fármacos”, informa  Ênio Roberto, psiquiatra da Infância e Adolescência do IPq – Instituto de Psiquiatria da USP.

https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/ultimas/tdah-a-importancia-do-diagnostico-precoce-16548829