Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Cursos e Eventos
Divulgação Científica
Lançamentos Livros
Notícias
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

 

 

  • Editor:  Joel Rennó Jr.
  • O livro contempla todos os aspectos relevantes que envolvem o cenário da saúde mental do universo feminino. Inicia-se pela epidemiologia dos transtornos psiquiátricos, em que, claramente, é possível dimensionar a importância do tema e os fatores de risco envolvidos nos distúrbios psiquiátricos. A seguir, adentra pelas inter-relações entre estilo de vida e saúde mental que se postam de maneira proeminente para desfechos clínicos psiquiátricos, pelo seu agravamento e pelas suas implicações na profilaxia e no tratamento das morbidades psiquiátricas.
  • Nos capítulos subsequentes, aborda o valor da psicoterapia em diferentes situações clínicas e diferentes momentos da vida da mulher, sem esquecer a relevância do atendimento à população transgênero. Ressalta as diferentes doenças emocionais que podem acometer as mulheres em suas distintas etapas de existência com relação aos seus aspectos e o valor da psicofarmacologia que se constitui em acervo terapêutico de grande valor no tratamento de cada uma dessas entidades nosológicas.
  • Do mesmo modo, considera o valor terapêutico das interconsultas psicológicas e psiquiátricas em doenças ginecológicas desafiadoras quanto ao seu tratamento e prognóstico e que, por conseguinte, se fazem acompanhar de grande sofrimento e agravos emocionais. Ao final, discorre sobre a significância da psiquiatria forense e psicologia jurídica, com vista às suas especificidades com respeito à saúde mental da mulher.