Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apresentações em Congressos
Artigos
Capítulos de Livros
Cursos e Eventos
Lançamentos Livros
Mídia
Notícias
Prêmios
Produção Científica
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apresentações em Congressos
Artigos
Capítulos de Livros
Cursos e Eventos
Lançamentos Livros
Mídia
Notícias
Prêmios
Produção Científica
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

O psiquiatra Luis Augusto Rohde, pesquisador do CISM um Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) financiado pela FAPESP recebeu o  reconhecimento internacional concedido pela  Brain & Behavior Research Foundation (BBRF). Confira a matéria da Agência Fapesp.

Agência FAPESP* –Agência FAPESP * – O psiquiatra Luis Augusto Rohde recebeu na sexta-feira (24/10) o Ruane Child Psychiatry Award, reconhecimento internacional concedido pela Brain & Behavior Research Foundation (BBRF), dos Estados Unidos. Criado no ano 2000, o Ruane Prize é dividido em quatro áreas de destaque: esquizofrenia, transtornos de humor, psiquiatria da infância e adolescência e neurociência cognitiva. Nenhum latino-americano havia sido selecionado em qualquer uma dessas categorias até a atual edição. Rohde é vice-coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), um Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) financiado pela FAPESP.

A honraria, criada por Joy e William Ruane, reconhece avanços importantes na compreensão e tratamento de distúrbios cerebrais e comportamentais de início precoce. O agraciado é selecionado pelo conselho científico da BBRF. “Receber esse prêmio significa a certificação de que é possível realizar ciência da mais alta qualidade sobre saúde mental em países da América Latina”, destaca Rohde, que é especialista em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). “O reconhecimento mostra que a pesquisa desenvolvida no Brasil tem impacto global, especialmente em um campo tão sensível e fundamental como a saúde mental de crianças e adolescentes.”

A BBRF é uma organização global sem fins lucrativos que financia pesquisa científica para aliviar o sofrimento causado por doenças mentais. Mais de 5.600 cientistas, de 605 instituições ao redor do mundo, já foram beneficiados. Desde 1987, a fundação já direcionou mais de US$ 462 milhões ao incentivo e apoio a pesquisas.

Além de vice-coordenador do CISM, Rohde é professor titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da pós-graduação em psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Fez seu mestrado e doutorado na UFRGS e livre-docência na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O CISM investiga os fatores genéticos e ambientais dos transtornos mentais em crianças e adolescentes e trabalha para implementar novas intervenções eficazes na prática clínica por meio da transferência de conhecimento e tecnologia em saúde mental para a sociedade (leia mais em: agencia.fapesp.br/40916, agencia.fapesp.br/55208, agencia.fapesp.br/55510, agencia.fapesp.br/55790 e agencia.fapesp.br/56178).

* Com informações de Mainary Nascimento, do CISM.
Fonte: https://agencia.fapesp.br/pesquisador-do-cism-e-o-primeiro-latino-americano-a-receber-principal-premio-da-saude-mental/56315