Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apresentações em Congressos
Artigos
Capítulos de Livros
Cursos e Eventos
Lançamentos Livros
Mídia
Notícias
Prêmios
Produção Científica
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apresentações em Congressos
Artigos
Capítulos de Livros
Cursos e Eventos
Lançamentos Livros
Mídia
Notícias
Prêmios
Produção Científica
Sem categoria
Triagens para Projetos de Pesquisa

LIM/23, coordenado pelo Professor Doutor Eurípedes Constantino Miguel Filho e pelo Doutor Marcelo Queiroz Hoexter, fica em 1 lugar em ranking de produção  científica, teve resultado final de 15,22 pontos. Matéria publicada  no Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental/ CISM.

Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica (LIM/23) fica em 1° lugar em ranking de produção científica

LIM/23, coordenado pelo Professor Doutor Euripedes Constantino Miguel Filho e pelo Doutor Marcelo Queiroz Hoexter, teve resultado final de 15,22 pontos

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) divulgou o ranking de produção científica de seus 66 Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) entre os anos de 2020 e 2023. Em primeiro lugar na classificação, ficou o Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica – LIM/23.

O resultado foi tornado público em setembro. O LIM/23 é coordenado pelo Professor Doutor Euripedes Constantino Miguel Filho, que ainda dirige o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), e pelo Doutor Marcelo Queiroz Hoexter.

A produção do laboratório atingiu a pontuação de 15,22. O segundo colocado foi o Laboratório de Terapêutica Experimental (LIM/20), coordenado pela Professora Doutora Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério. E a terceira posição do ranking foi do Laboratório de Emergências Clínicas (LIM/51), do também Professor Doutor Francisco Garcia Soriano.

As edições de avaliação da produção científica ocorrem a cada quatro anos. No quadriênio anterior, o LIM/23 ficou na segunda colocação e, antes disso, sempre esteve nas primeiras posições do ranking. Para Hoexter, o resultado é motivo de grande orgulho.

“Reflete a excelência acadêmica e científica da nossa produção, especialmente considerando o alto nível dos diversos grupos que compõem os outros LIMs da FMUSP. Isso nos motiva a buscar, cada vez mais, condições adequadas para a realização de pesquisas de alta qualidade no LIM/23”, celebra o coordenador do laboratório.

Ao longo do quadriênio, o Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica (LIM/23) produziu ciência em todos os tópicos considerados no cálculo do resultado final do ranking: produção nacional de internacional, citações de seus estudos em artigos, captação de recursos, formação de recursos humanos e trabalhos de difusão de conhecimento.

Ligado ao Departamento de Psiquiatria da FMUSP, o LIM/23 foca seu trabalho nas seguintes linhas de pesquisa: aspectos psicossociais dos transtornos mentais; epidemiologia dos transtornos mentais; epidemiologia psiquiátrica; metabolismo do glóbulo vermelho; personalidade; psicofarmacologia clínica; psicofisiologia clínica; psicometria; transtorno obsessivo-compulsivo e outros transtornos ansiosos na infância e adolescência.

“Em breve, o LIM/23 passará por uma reforma em seu espaço físico, com o objetivo de melhorar as condições de pesquisa e trabalho. Essa modernização também permitirá a implementação de investigações com EEG [eletroencefalograma], eye tracking [rastreamento ocular] e outras técnicas avançadas, ampliando ainda mais as possibilidades de nossas pesquisas”, ressalta Hoexter sobre os avanços previstos para a unidade.

Grupos

Em reconhecimento ao resultado, Hoexter destaca os líderes de cada grupo do laboratório: Marcia Scazufca, Homero Vallada, Fernando Asbahr, Laura de Andrade, Helena Brentani, Roseli Shavitt, Guilherme Polanczyk, Daniel Fatori e o coordenador Euripedes.

O LIM/23 conta com nove grupos de pesquisa com 94 membros, além de oito integrantes dedicados ao apoio técnico-administrativo. Além de coordenar o LIM/23, Euripedes lidera o Grupo 23/13, voltado a pesquisas de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Síndrome de Tourette e transtornos mentais na infância e adolescência e desenvolvimento.

Hoexter ainda integra o Grupo 23/11 do laboratório, que também tem em suas linhas principais de pesquisa o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e a Síndrome de Tourette, além da genômica de transtornos psiquiátricos e neuroimagem. O grupo está em seu quarto projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“Este projeto busca entender os mecanismos neurobiológicos e os circuitos cerebrais envolvidos nas ações de diversos tratamentos para o TOC, como medicações, terapia comportamental e neurocirurgia, utilizando técnicas avançadas como neuroimagem e eletroencefalograma”, explica o pesquisador líder. “A meta do estudo é compreender melhor como esses tratamentos influenciam o cérebro e, assim, contribuir para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas mais eficazes”, acrescenta Hoexter.

Os LIMs

Entre várias outras unidades, o Hospital das Clínicas (HC) é composto pelos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), que contam com 66 unidades laboratoriais. Juntos, os LIMs têm a finalidade de desenvolver a pesquisa científica e padronizar novas técnicas e métodos de diagnóstico para implantação no atendimento a pacientes do HC.

Além disso, esses laboratórios promovem a formação de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada e servem como campo de ensino e treinamento a estudantes de escolas de nível superior, cujos currículos sejam relacionados com as ciências da saúde.

Por fim, os LIMs ainda abrem campo de desenvolvimento e treinamento para profissionais da saúde e realizam cursos na área da medicina e da saúde.

Através de suas pesquisas científicas, os laboratórios avançam nas fronteiras do conhecimento, contribuindo com a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Os LIMs têm como visão ser um “referencial de qualidade científica no país e comparável às melhores instituições estrangeiras com finalidades semelhantes”.

1 de outubro de 2024

Mainary Nascimento, Institucional CISM

Fonte: https://inpd.org.br/laboratorio-de-psicopatologia-e-terapeutica-psiquiatrica-fica-em-1-lugar-em-ranking-de-producao-cientifica/