Programa de Ansiedade

Acompanhamento multidisciplinar de adultos em geral que sofrem de transtornos ansiosos, abrangendo: síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, agorafobia, transtorno do estresse pós-traumático, ansiedade generalizada e induzida por substâncias.
Coordenação: Dr. Márcio Bernik.

Programa de Transtornos Alimentares

O Programa de Transtornos Alimentares abrange pesquisa, ensino e tratamento em anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar periódica. Suas atividades assistenciais são desenvolvidas em ambientes de ambulatório, hospital-dia e de internação, por equipe multiprofissional (psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e educadores físicos).
Coordenação: Prof. Dr. Táki Cordás.

Programa de Transtornos Afetivos

O Programa de Transtornos Afetivos oferece abordagem interdisciplinar no diagnóstico e tratamento da depressão e transtorno bipolar do humor. Realiza avaliações diagnósticas e acompanhamento clínico-terapêutico, contando com recursos como: psicoterapia cognitivo-comportamental de grupo e individual, encontros psicoeducacionais com pacientes e familiares, aconselhamento e psicoterapia familiar.
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Moreno.

Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas

Desenvolve atividades de pesquisa, ensino, assistência e prevenção de álcool, tabaco e outras drogas. Em sua abordagem interdisciplinar estão incluídos profissionais como: psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e preparador físico. Sua atuação abrange atendimento psiquiátrico e psicológico de pacientes com quadros de abuso, síndrome de dependência e outras complicações psiquiátricas advindas do consumo inadequado de substâncias psicoativas. Coordenação: Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade

Programa de Atenção à Mulher Dependente Química

Voltado ao atendimento exclusivo de mulheres adultas com diagnóstico de dependência de álcool e/ou outras drogas, atua com equipe multiprofissional, com foco especial no tratamento ambulatorial.
Coordenação: Dra. Patrícia Hochgraf.

Programa Esquizofrenia

Destinado a adultos de ambos os sexos que apresentem transtornos do espectro das psicoses como esquizofrenias e transtornos delirantes, entre outros, este programa objetiva intervir nas várias fases da doença, visando identificação e tratamento precoce, acompanhamento dos episódios agudos, dos casos crônicos ou refratários e reabilitação. As atividades de assistência são fundamentalmente ambulatoriais e as internações, de curta duração, visando à rápida reinserção social do cliente. Coordenação: Prof. Dr. Helio Elkis.

Programa Déficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto

O PRODATH é um grupo de pesquisa em TDAH no adulto, formado por profissionais da área de Saúde (psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos entre outros). Desenvolve pesquisas nas áreas de psiquiatria, psicoterapia, neuropsicologia, qualidade de vida e tratamento do TDAH.

Programa Sexualidade

Atua no atendimento psiquiátrico das disfunções sexuais masculinas e femininas, nos transtornos de identidade sexual e de preferência sexual. Sua equipe multiprofissional inclui psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas, ginecologistas, urologistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Além de acompanhamento psicoterápico individual, grupal e de casal, realiza diagnóstico diferencial para disfunções sexuais femininas e masculinas, presta orientação e aconselhamento ao paciente e seu parceiro e desenvolve atividades de ensino e pesquisa.
Coordenação: Profa. Dra. Carmita Abdo.

Programa Saúde Mental da Mulher – Pro-Mulher

Direcionado a mulheres de 18 a 59 anos, o Pro-Mulher estuda e trata especificamente os transtornos psíquicos nas diferentes fases do ciclo reprodutivo feminino, sendo o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), que é uma forma grave de tensão pré-menstrual, um dos principais enfoques, bem como comprometimentos psiquiátricos da gestação e pós-parto (ansiedade e depressão), do climatério e menopausa. Em parceria com o Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência atende também adolescentes grávidas com problemas psíquicos. Coordenação: Prof. Dr. Joel Rennó Junior.

Programa Terceira Idade

Com foco na assistência à saúde mental do idoso (a partir de 60 anos), com abordagem medicamentosa e psicoterápica, conta com equipe multidisciplinar e oferece atendimento ambulatorial e de internação em diferentes níveis, atuando na reabilitação neuropsicológica dos transtornos psiquiátricos que acometem esta população.
Coordenação: Prof. Dr. Geraldo Busatto.

Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo

Abordagem psiquiátrica e psicoterapêutica de primeira linha para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e outras patologias relacionadas, como a Síndrome de Tourette e o transtorno dismórfico corporal. O TOC se caracteriza pela presença de pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e involuntários, de caráter geralmente aversivo. Eles causam grande ansiedade e incômodo. Para aliviá-los, a pessoa realiza inúmeros rituais. Por exemplo, lava as mãos ou organiza e limpa a casa diversas vezes ao longo do dia.
Coordenação: Dra. Roseli Gedanke Shavitt

Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade – ProSER

O ProSER é um grupo de profissionais da área da saúde que visa dar assistência, estudar, pesquisar e gerar informações a respeito da relação entre saúde, espiritualidade e religiosidade. O ProSER respeita as diferentes formas nas quais os indivíduos entendem e vivenciam sua espiritualidade, e adota uma postura desvinculada de religiões.
Coordenação: Dr. Frederico Leão

Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica – NuFor

Desenvolve atividades no campo da saúde mental e sua interface com a Justiça e Cidadania, esclarecendo dúvidas surgidas quando das interações entre leis, códigos e questões pertinentes a doenças mentais. Atua diretamente com operadores do Direito como: juízes, delegados e promotores, quando envolvidos em causas nas quais haja dúvidas relacionadas à Saúde Mental. Conta com equipe profissional ligada à psiquiatria e psicologia forenses.
Coordenação: Dr. Gustavo Castellana e Psicólogo Antonio de Pádua Serafim.

Programa Integrado dos Transtornos do Impulso

Objetiva o tratamento e estudo dos transtornos do controle do Impulso tais como: jogo patológico, oniomania, automutilação, dependência de comida, dependência de internet, dermatoltilexomania, cleptomania, tabagismo, transtorno explosivo intermitente, tricotilomania, impulso sexual excessivo, amor e ciúme patológicos. O acompanhamento é ambulatorial, realizado por profissionais de diferentes áreas da psiquiatria e saúde mental, que compartilham experiências e investigam formas mais eficazes da abordagem dos comportamentos multi-impulsivos. Integra esse programa o Ambulatório do Jogo Patológico, específico para tratamento do transtorno do jogo, caracterizado pelo envolvimento intenso e prejudicial com apostas e jogos de azar (bingo, vídeo-bingo, caça-níqueis, pôquer e outros jogos de carta, cavalos, etc.).
Coordenação: Prof. Dr. Hermano Tavares

Programa Integrado de Transtornos de Personalidade e Impulso

O Programa oferece abordagem biopsicossocial integrada para o tratamento dos transtornos de personalidade, com acompanhamento personalizado, buscando atender as necessidades específicas de cada pessoa. Os indivíduos com transtornos de personalidade podem apresentar características como: sentimentos crônicos de vazio, ficam magoadas por serem perfeccionistas e terem grandes expectativas em relação aos outros, têm relações interpessoais prejudicadas por explosões de raiva intercaladas com crises de culpa e rápidas oscilações de humor, entre outras.
Coordenação: Dr. Erlei Sassi

Programa de Psicogeriatria

Direcionado ao atendimento especializado para diagnóstico, tratamento e reabilitação de indivíduos a partir de 60 anos, portadores de desordens neuropsíquicas como: depressão e transtorno bipolar; comprometimento cognitivo leve, doença de Alzheimer, outras demências e transtornos relacionados; esquizofrenia e psicoses de início tardio.
Coordenação: Prof. Dr. Orestes Forlenza.

Programa de Neuropsiquiatria

Voltado ao tratamento multiprofissional integrado da epilepsia e outros transtornos neuropsiquiátricos, abrange aspectos farmacológicos, psicológicos e cirúrgicos. O programa inclui avaliação especializada em videoeletroencefalografia para diagnóstico diferencial de epilepsia e crises não epilépticas psicogênicas, bem como acompanhamento psicológico desses casos. O Programa atende principalmente pacientes: com epilepsia e transtornos mentais associados; com diagnóstico diferencial entre epilepsia e transtornos mentais; com crises não epilépticas psicogênicas.Coordenação: Dr. Renato Marchetti.

Grupo de Transtornos do Humor do Laboratório de Neurociências (LIM 27)

Iniciado em 2010, sob a orientação e direcionamento do Prof. Wagner Gattaz, esse Grupo do LIM 27 oferece atendimento ambulatorial para pacientes com transtorno bipolar e depressão, sendo campo também de pesquisa e ensino. Seus projetos de pesquisa mais importantes abrangeram os efeitos do lítio em depressão bipolar, os efeitos do exercício físico na depressão e a teleassistência de pacientes com depressão, contando com verba da Fapesp e em colaboração com diversos centros de pesquisa nacionais e internacionais.
Coordenação: Dr. Rafael T. de Sousa.

Grupo de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho – SAMPO

Vinculado à Divisão Médica do IPq, atua na área de ensino e pesquisa nas questões dos transtornos mentais relacionados ao trabalho e saúde mental no trabalho. Dispõe de equipe interdisciplinar, composta por médicos psiquiatras, médicos do trabalho, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, pioneiros no ensino das abordagens aos transtornos mentais relacionados ao trabalho e qualidade de vida no ambiente laboral.
Coordenação: Dr. Duílio Camargo e Psicóloga Miryam Mazieiro.

Grupo de Gêneros

Trata dos conflitos existentes na atualidade, relacionados a transformação constante dos papéis de homem e de mulher na sociedade. Oferece uma abordagem de psicoterapia em grupo baseada em aspectos psicodinâmicos relacionados às questões de gênero vivenciadas na vida adulta e no processo de envelhecimento. Voltado a homens e mulheres a partir de 24 anos, que possuem preservadas as funções psíquicas e sociais, e de nível sociocultural compatível com pessoas de nível colegial até o de pós-graduação, subdivididos em faixas etárias e de estilos de vida. Este atendimento é oferecido a particulares e conveniados.
Coordenação: Dr. Luiz Cuschnir.

 

Psiquiatria da Infância e Adolescência

 

Programa de Transtornos Afetivos na Infância e Adolescência

Vinculado ao Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, é composto por psiquiatras, médicos residentes, psicólogos e estudantes de graduação da saúde. Oferece assistência psiquiátrica especializada para crianças e adolescentes portadores de depressão grave e transtorno bipolar; atua na formação de especialista na área de psiquiatria da infância e da adolescência e na pesquisa sobre os aspectos clínicos e neurobiológicos dos transtornos afetivos.

Programa de Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência

Iniciado em 2001, o Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD) trabalha com equipe multidisciplinar, atendendo de maneira integral crianças e adolescentes até os 18 anos de idade com transtorno alimentar, acompanhando também sua família.
Coordenação: Dra. Vanessa Pinzon.

Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência

Ambulatório do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, funciona desde 1995 e assiste pacientes até 18 anos de idade incompletos, que apresentem transtornos ansiosos, tais como: transtorno de ansiedade de separação, fobias, transtorno de pânico e agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo.
Coordenação: Dr. Fernando Asbahr.

Programa de Transtornos do Espectro Autista

O Programa de Transtornos do Espectro Autista – PROTEA, tem como objetivos principais a pesquisa e ensino, atendendo crianças e adolescentes de até 17 anos de idade.
Coordenação: Profa. Dra. Helena Brentani.

Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces

Vinculado ao Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, tem como objetivos oferecer assistência para crianças com transtornos psiquiátricos e desenvolver o conhecimento relacionado aos processos psicopatológicos ao longo da infância. Realiza avaliação diagnóstica global e presta assistência psiquiátrica por meio de intervenções farmacológicas a crianças entre 3 anos e 11 anos e 11 meses de idade, com manifestações clínicas recentes de problemas emocionais ou de comportamento.
Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Polanczyk.

Programa de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Infância e Adolescência

Vinculado ao Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, desenvolve atendimento, ensino e pesquisa no campo do TDAH.
Coordenação: Dr. Ênio de Andrade.

Brinquedoteca Terapêutica

A Brinquedoteca Terapêutica da Psiquiatria da Infância e Adolescência tem como objetivos principais oferecer um espaço lúdico que propicie o resgate da capacidade simbólica que o brincar permite, contribuindo para a estabilização psíquica e emocional, interiorização e expressão das vivências e para a melhoria da qualidade das relações interpessoais das crianças, adolescentes e suas famílias.
Coordenação: Dra. Marisol Sendin.