Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

APROVAÇÃO DE PROJETO

COMISSÃO DE ÉTICA HCFMUSP

  1. A)DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA APROVAÇÃO DO PROJETO

1)      FOLHA DE ROSTO(não se aplica a subprojetos e metanálises): Acessar o site da Plataforma Brasil, este site poderá ser acessado dentro e fora do HC. Entrar com o login e senha do orientador do projeto, preencher o formulário até a etapa 05, onde irá aparecer a informação “Imprimir Folha de Rosto”, este documento após impresso deverá ser assinado, carimbado e datado pelo orientador e, quando houver financiamento, também pelo financiador. Se os sujeitos da pesquisa forem pacientes ou colaboradores do HC, a Instituição Proponente será o Hospital das Clinicas e o CNPJ será 60.448.040/0001-22. Caso os sujeitos não se enquadrem na categoria anterior, o campo da instituição proponente deverá ser preenchido com Faculdade de Medicina da USP e CNPJ será 63.025.530/0018-52 e a CONEP definirá para qual CEP o projeto será enviado.

É necessário que os pesquisadores do projeto além do Pesquisador Responsável se cadastrem na Plataforma Brasil e sejam incluídos como membros da equipe durante o cadastro do projeto, ou não serão considerados participantes da pesquisa.

NÃO CONCLUIR A ETAPA 6 NESTE MOMENTO e tão pouco anexar os documentos;

2)      TCLE: Se os sujeitos da pesquisa forem pacientes ou colaboradores do HC , deverá ser elaborado de acordo com o modelo da Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa – CAPPesq, disponível neste link.

3)      ORÇAMENTO: A elaboração do orçamento deve contemplar todas as despesas que possam ocorrer durante a execução do projeto Ex.: Diárias, material de escritório, serviços de terceiros, compra de equipamentos (nacional ou importado), aquisição de licença de software, material de laboratório, etc.);

4)      CARTA DE ANUÊNCIA: É necessária a apresentação somente quando houver a colaboração ou participação de outro Grupo de Pesquisa, LIM ou Instituição da qual o orientador do projeto não faça parte. A carta deve ser assinada pelo responsável por este outro grupo ou instituição reconhecendo e aceitando fazer parte do projeto. A colaboração pode ser: disponibilizando dados, espaço físico, serviços, pacientes, etc.

5)      FINANCIAMENTO: No caso do pesquisador ter financiamento de agência de fomento ou instituição privada, o termo de outorga ou contrato deve ser anexado. Caso contrário deverá ser informado no projeto que o financiamento é próprio;

6)      PROJETO DE PESQUISA: Projeto deve ser detalhado e conter cronograma de execução, nome dos participantes, metodologia e referencia bibliográfica;

7)    APROVAÇÃO DO CHECKLIST DE NECESSIDADES INSTITUCIONAIS: O checklist link preenchido deve ser enviado à Direx para aprovação(e-mail ao fim do formulário), e a aprovação do mesmo, emitida pela Direx, deve ser anexada no Sistema de Gestão de Pesquisa(ver abaixo), junto com o Projeto Detalhado.

8)      CRONOGRAMA: Previsão da duração e sequência das atividades a serem realizadas.

9)      ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS: Todos os instrumentos que serão utilizados na pesquisa.

10)   SEM CUSTO – DECLARAÇÃO: No caso do projeto não ter custos previstos, é necessária uma declaração assinada pelo Pesquisador Responsável de que não haverá despesas para o Instituto.

11)   INICIAÇÃO CIENTÍFICA:  Todos os alunos de novos projetos de Iniciação Científica devem preencher o seguinte formulário:  Cadastro IC.

  1. B)APROVAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA

1)      O projeto deverá ser cadastrado no Sistema de Gestão de Pesquisa (SGP) com o login e a senha do e-mail institucional do Pesquisador Responsável/Orientador.

2)   Todos os documentos relacionados no item A, se pertinentes, deverão ser anexados ao SGP. Se o sistema exigir algum documento que não seja pertinente ao projeto, preencher o campo de justificativa com “não se aplica”.

3)      O processo para a aprovação do projeto deverá ser acompanhado pelo sistema SGP.

4)      Após a aprovação pelo departamento, é de responsabilidade do EAP encaminhar o projeto para o Comitê de Ética a Folha de Rosto para ser protocolada pelo mesmo.

5)      O pesquisador deverá anexar a Folha de Rosto assinada pelo Comitê de Ética (se for o caso) na Plataforma Brasil, seguir até a etapa 6 e submeter seu projeto;

6)      A partir desde momento, todas a comunicação de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética será feita diretamente com o pesquisador via Plataforma Brasil, não tendo o EAP acesso a essas informações, motivo pelo qual o pesquisador deverá acessar com frequência a Plataforma Brasil para verificar se ocorreu alguma pendência ou houve a aprovação.